A Itália voltou a conquistar a Eurocopa neste domingo (11), após vencer a Inglaterra na cobrança de pênaltis, depois de um empate por 1 a 1 no tempo normal. A conquista italiana foi a segunda na Eurocopa, sendo a primeira tendo sido conquistada em 1968, e significou um ressurgimento dos italianos, que ficou fora da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Após a partida, o técnico Roberto Mancini destacou a sua felicidade pela vitória e exaltou a luta dos jogadores.
— Estivemos muito bem hoje. Sofremos o gol, mas soubemos lutar para entrar na partida novamente e dominamos durante boa parte. Eu tenho apenas que agradecer aos jogadores, eles foram fantásticos hoje. Sem dúvida é uma conquista muito importante para todos nós, mas também para nossos torcedores. Estamos muito felizes e esperamos que todos os italianos festejem essa nossa taça, já que também ela é de cada um que nos apoiou — destacou Mancini em entrevista à RAI.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
O treinador assumiu a seleção italiana com o trabalho de reconstruir a equipe, abalada após não conseguir a classificação para a última edição da Copa do Mundo. Além disso, os italianos estavam ainda desconfiados de seus jogadores, que anos antes sequer passaram da fase de grupos nos mundiais. Com uma base já formada tendo principalmente a dupla de zaga Chiellini e Bonucci, Mancini conseguiu iniciar o processo de reconstrução que teve o título da Eurocopa como seu auge no momento.
A Itália conquistou a competição continental de maneira invicta, tendo passado com 100% de aproveitamento na fase de grupos, quando venceu Turquia, Suíça e País de Gales, marcando sete gols e não sofrendo nenhum. Na fase eliminatória, os italianos avançaram contra Áustria (2 a 1), Bélgica (2 a 1), Espanha (1 a 1 e 4 a 2, nos pênaltis) e Inglaterra.