O Fluminense ficará 13 dias sem voltar aos gramados devido a Data Fifa de setembro, a primeira sob comando do técnico Fernando Diniz, que também está à frente da Seleção Brasileira. Com isso, Marcão e a comissão técnica permanente comandarão os treinos no Tricolor neste período.
+ Fator casa: Fluminense defende a maior invencibilidade da Série A
Marcão e a comissão permanente serão responsáveis por comandar as atividades. O ídolo do Fluminense tem o pleno respaldo da diretoria tricolor e também do próprio Fernando Diniz para treinar o elenco no período que for preciso.
O Fluminense só volta a campo no dia 16 de setembro, contra o Vasco, pelo Campeonato Brasileiro. A partida ainda não tem local definido pois há possibilidade do STJD conceder a liberação de São Januário, atualmente interditado. Enquanto o Tricolor é o quinto colocado com 38 pontos, o Cruz-Maltino ocupa a 18ª colocação do Brasileirão com 17.
Velho conhecido e ídolo
O auxiliar técnico já assumiu o Fluminense trê vezes em ocasiões bem diferentes. Em 2019, foi colocado como interino após a saída de Fernando Diniz. Depois, saiu para dar lugar a Oswaldo de Oliveira. Com a saída do treinador, permaneceu até o fim da temporada, em que salvou o clube do rebaixamento quase certo e ainda conquistou a classificação para a Sul-Americana.
Em 2020, o técnico voltou ao comando do elenco na reta final do Brasileirão, quando Odair Hellmann deixou o Flu para assinar com o Al-Wasl, dos Emirados Árabes Unidos. Marcão conseguiu classificar o clube para a Libertadores após oito anos sem participar da competição. No ano seguinte, substituiu Roger Machado em uma situação mais instável, com o time lutando para se afastar do rebaixamento. Contudo, o treinador conseguiu retomar o caminho das vitórias e novamente conseguiu a vaga na Libertadores.
No ano passado, após o pedido de demissão do técnico Abel Braga, Marcão também foi acionado e assumiu em um jogo contra o Coritiba. Posteriormente, o Flu anunciou Fernando Diniz como treinador.