A vitória marroquina sobre Portugal chegou carregada de história, uma vez que a seleção é a primeira de origem africana a chegar em uma semifinal de Copa do Mundo, mas a campanha marroquina é também é histórica em termos estatísticos, já que a defesa da seleção foi ‘furada’ apenas uma vez – e por um jogador da própria equipe marroquina.
Com gol de En-Nesyri, Marrocos elimina Portugal e avança para a semifinal da Copa do Mundo
Durante a partida contra o Canadá, ainda na fase de grupos, o zagueiro Nayef Aguerd fez um gol contra. Mesmo assim, o a seleção marroquina venceu os canadenses. Na primeira rodada da fase de grupos, contra a Croácia, a partida terminou em 0 a 0. Em seguida, os marroquinos tiveram Canadá, Bélgica, ocasião em que venceu por 2 a 0, um empate em 0 a 0 contra a Espanha – que não marcou nem na disputa de pênaltis, e a vitória de 1 a 0 sobre Portugal.
“Não se trata de nenhuma mágica. Nós sabemos que não teremos muita posse de bola e temos de nos adaptar a isso”, explicou o técnico Walid Regragui.
ATAQUE
Com um ataque composto por Ziyech, do Chelsea, e por En-Nesyri, do Sevilla, Marrocos leva perigo aos adversários e tem um dos melhores ataques da Copa do Mundo do Catar. Ao todo, até a disputa das quartas de final contra Portugal, os marroquinos marcaram cinco gols. Confira quem foram os autores dos gols da seleção no mundial:

A França lidera o ranking do melhor ataque da competição, com 11 gols, levando em conta as equipes que ainda disputam o mundial. Em seguida, estão Argentina, com nove, e Croácia, com seis.
POSSE DE BOLA
Outro dado que surpreende sobre o desempenho marroquino na Copa é que, de acordo com a Opta Sports, empresa de dados esportivos, Marrocos chegou à semifinal com apenas 26,7% de posse de bola. Em todos os jogos, os marroquinos tiveram menos posse de bola que seus adversários. Nas oitavas de final, contra a Espanha, a porcentagem foi ainda menor: 23,2% de posse. A partida em que o aumento foi significativo em relação aos dados citados anteriormente foi contra o Canadá: 41,2%.
Para saber tudo sobre a Copa do Mundo – Qatar 2022, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
A média da posse de bola da seleção marroquina é de 31,2%. Ainda segundo a Opta Sports, o número é o segundo pior de toda a edição da Copa do Mundo, ficando à frente da Costa Rica, que teve 30,1% durante a fase de grupos.
