Depois de várias polêmicas acerca do cancelamento do Campeonato Amazonense 2020 (que aconteceu em março por causa da Pandemia) e da decisão de quais clubes do Amazonas seriam os representantes do estado nas competições da CBF em 2021, a Federação Amazonense de Futebol (FAF) bateu o martelo. Foi decidido junto com os clubes, que no inicio do ano que vem, terá um mini Barezão, com inicio em 10 de fevereiro e a final marcada para o dia 22 do mesmo mês.
Esse “mini Barezão” foi decidido por causa de um empecilho perante a decisão da FAF. Na reunião entre os clubes em março, foi decidido o cancelamento do Campeonato Amazonense de 2020, mas nos últimos dias o STJD decidiu que, a Federação junto ao Conselho Técnico dos clubes deveriam criar uma fórmula de disputa para definir as equipes amazonenses que disputarão as competições nacionais em 2021. Com isso, teremos um pequeno campeonato.
Fórmula da competição
Os oitos clubes participantes então divididos em dois grupos. Grupo A (Manaus FC, Amazonas FC, Penarol e NacionalFC) e Grupo B (Fast Clube, EC Iranduba, Princesa do Solimões e São Raimundo). Eles se enfrentam em jogos únicos dentro do próprio grupo. Serão três rodadas, e ao final, as duas melhores equipes de cada grupo passam para as semifinais, também em jogos únicos. Os vencedores decidem o título da competição, e em caso de empate no tempo regulamentar a decisão será nas penalidades máximas.
Sobre rebaixamentos, não teremos nessa edição do Campeonato. Os oito clubes disputantes do Amazonense de 2020, já estão garantidos em 2021. Os dois clubes que subiram no Barezão da Série B, o Cliper (Campeão da Série B 2020) e o JC Futebol Clube (Vice-campeão da Série B 2020) se juntam aos demais. Assim, teremos dez clubes disputando o Barezão Série A de 2021, que deve começar no final de fevereiro.
1ª rodada do Mini Campeonato Amazonense 2020 – 10 de fevereiro
Grupo A:
Manaus FC x Penarol
Amazonas FC x Nacional FC
Grupo B:
Fast Clube x EC Iranduba
Princesa do Solimões x São Raimundo EC