O nadador Matheus Gonche terminou na última semana sua primeira participação em Jogos Pan-Americanos Absoluto em Santiago, no Chile, e agora já se prepara para seu próximo desafio: o Troféu José Finkel de Natação. O Campeonato Brasileiro Absoluto será realizado de terça-feira (31) ao dia 4 de novembro, no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo (SP).
No Chile, o nadador participou da prova dos 200 metros borboleta, terminando na 10ª colocação, com o tempo de 2min01s28. O atleta garantiu a vaga graças ao bom desempenho nos Jogos Pan-Americanos Júnior de 2022, com dois ouros e duas pratas. Em Santiago a natação do Brasil terminou sua participação com a conquista de 25 medalhas, sendo sete de ouro, sete de prata e 11 de bronze.
“Foi uma honra ter participado de mais uma competição com a Seleção Brasileira de Natação. A competição serviu de grande experiência para mim, que nunca tinha participado dos Jogos Pan-Americanos. Foi incrível!”, contou Matheus Gonche.
No Finkel, o nadador de 24 anos está inscrito nas provas de 100m borboleta, 200m borboleta e 50m borboleta.
“Depois do Pan o objetivo é continuar dando meu melhor, espero nadar bem e ajudar meu clube. Estou indo para mais essa competição entusiasmado e buscando meus melhores tempos”, comentou Matheus, que representa o time do SESI-SP.
Sobre Matheus Gonche
Especialista no nado borboleta, Matheus Gonche acumula grandes resultados nas categorias de base da natação. Ele é apoiado pela On Board Sports e pela Kpaloa. O atleta, natural de Resende (RJ), foi eneacampeão brasileiro (nove vezes) nos 200 metros borboleta, sua prova principal, e octacampeão (oito vezes campeão) dos 100 metros borboleta nas categorias de base da natação.
Ele estreou em seus primeiros Jogos Olímpicos na Olimpíada do Japão na manhã do dia 29 de julho, no Centro Aquático de Tóquio. Aos 22 anos, Gonche nadou as eliminatórias dos 100 metros borboleta e fez o tempo de 53s02 na quarta bateria das eliminatórias, passando os primeiros 50 metros com 24s73.
Na seletiva olímpica, realizada em abril de 2021, Gonche nadou a prova dos 100 metros borboleta em 51s94, abaixo do índice de 51s96, e conquistou a vaga. O nadador foi o único da equipe paulista confirmado em provas individuais.