Após uma boa campanha do Fluminense na fase de grupos do Campeonato Carioca Feminino muito se esperava do time para a fase eliminatória. No entanto, as Guerreiras do Fluzão acabaram eliminadas na semifinal pelo Botafogo, que acabou sendo o campeão. Por um lado, é fácil deixar o duro golpe da eliminação apagar os resultados conquistados ao longo do campeonato. Mas, nesses momentos, a meia Juliana prefere manter a calma e reconhecer tanto os pontos negativos quanto os positivos na busca por tornar o time mais competitivo para as próximas edições do torneio.
– Qualquer derrota é sempre dolorosa. Como jogadora profissional preciso estar pronta para momentos bons e ruins. Seria ilusão pensar que o futebol se constrói apenas de vitórias, títulos e bons momentos. Por isso, é importante olharmos além da eliminação. Tivemos bons e maus momentos no carioca. Precisamos continuar com os bons e aprender com os ruins para voltarmos mais fortes nas próximas vezes. Quando vestimos uma camisa como a do Fluminense não temos nunca a opção de desistir. É levantar e trabalhar mais para a próxima oportunidade – disse Juliana.
Com uma equipe recém criada na categoria feminina, em 2018, o Fluminense ainda está atrás dos seus maiores rivais no Rio de Janeiro. Tanto Vasco, Flamengo e Botafogo estão há mais tempo e, portanto, possuem mais investimentos no esporte feminino. Essa diferença pode, por vezes, preocupar o torcedor tricolor, mas Juliana vê os passos do Fluminense de forma positiva.
– É duro vermos nossas rivais estarem à frente de nós. Todo jogo precisamos entregar ao máximo para compensar a diferença. O clube deu passos importantes na categoria que mostram que o pensamento e a projeção estão no caminho certo. Se continuarmos desempenhando dentro de campo, essa diferença só tende a diminuir.
Para saber tudo sobre o futebol brasileiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Mesmo com a diferença de tempo, a equipe do Fluminense já conquistou marcas importantes nas competições femininas. Em seu primeiro ano de existência o time chegou as oitavas de final da A2 do Brasileirão, fato que se repetiu nas temporadas de 2020 e 2021. Nas categorias de base, o clube, inclusive, conquistou dois títulos vencendo o Brasileirão e o Carioca, ambos no sub-18 em 2020.