O Memorial de Conquistas do Santos, criado em 2003, se juntou ao leilão beneficente da Federação Paulista de Futebol. A instituição foou uma camisa modelo retrô, referente ao jogo em Pelé atingiu a marca do milésimo gol na carreira.
A camisa autografada por Pelé foi doada ao movimento solidário “Assistência de Craque”, idealizado pela FPF. A ação já conta com a participação de mais de 100 personalidades do meio futebolístico, além de clubes internacionais.
O também ídolo Mengálvio, companheiro de Pelé no time bicampeão da Libertadores e Mundial nos anos de 1962 e 1963, cederá uma camisa alusiva a esse período. A peça está assinada pelo ex-jogador e já pode ser encontrada no catálogo do leilão beneficente.
Outro jogador importante da história do Peixe, o atacante Camanducaia ofereceu ao dono do maior lance uma diária na Pousada Agapé. A propriedade é do ex-jogador e se localiza na região de Monte Verde, interior de Minas Gerais.
A divisão do valor arrecadado ficará em: 50% do valor para atletas e árbitros, homens e mulheres do futebol paulista que recebiam até dois salários mínimos por mês quando as atividades foram paralisadas, e os outros 50% para instituições que atuam nas comunidades de Paraisópolis e Heliópolis – Instituto Bacarelli, Gerando Falcões e Movimento Maré do Bem . O leilão está sendo monitorado pela Ernst & Young.
A iniciativa é uma ‘corrente do bem’, em que os participantes convocam os outros a doarem uma relíquia de seu acervo pessoal para o leilão virtual. A campanha começou durante o mês de Junho e os itens estão disponíveis no site oficial.