Mesmo sem uma data definida para o retorno, a NBA começa a discutir sobre modificações nas equipes. Sem contratos, muitos jogadores estão livres no mercado para a próxima temporada e podem reforçar as equipes a partir da abertura do mercado de transferências.
Alguns dos nomes de maior destaque da free agency envolve os times que estiveram na final de 2019/20. Tanto Goran Dragic, do Miami Heat, quanto Dwight Howard, campeão pelo Los Angeles Lakers, encerraram seus contratos com as franquias e agora negociam uma volta ou um acordo com outra equipe. Além deles, jogadores campeões como Fred VanVleet, Serge Ibaka e Marc Gasol, dos Raptors, também podem jogar por outras equipes em 2021.
Confira alguns nomes que estarão livres no mercado da NBA a partir de 2020/21:
Montrezl Harrell
Consagrado como sexto homem da NBA em 2019/20, Montrezl Harrell teve grande desempenho na temporada. Começando como titular ou vindo do banco de reservas, o pivô ajudou muito os Clippers que conseguiram chegar até as semifinais do Oeste.
Apesar da queda inesperada, Harrell teve grande imposição no ataque e na defesa e fez boa parceria com Kawhi Leonard e Paul George. Com a efetivação de Ty Lue como treinador dos Clippers, o jogador ganha chances de renovar com a franquia.
Médias em 2019/20: PTS – 18.6, REB – 7.1 e ASSIST – 1.7
Jae Crowder
O baixo rendimento nas finais da NBA não tira a importância de Jae Crowder no time de Miami. Depois de rodar por muitas franquias da liga, o ala voltou a ter um bom desempenho mesmo chegando apenas na metade da temporada no Heat.
Sua parceria com Dragic, Jimmy Butler e Bam Adebayo foi uma das químicas mais interessantes dos playoffs. Além disso, os arremessos do perímetro foram decisivos em jogos nas séries diante dos Pacers, Bucks e Celtics.
Médias em 2019/20: PTS – 10.5, REB – 5.9 e ASSIST – 2.5
Fred VanVleet
Campeão em 2018 por Toronto, Fred VanVleet virou um dos grandes sob o comando de Nick Nurse. Habituado com a franquia e o elenco, o armador aumentou ainda mais seus números alcançando um novo patamar dentro da NBA. Se não possui o mesmo protagonismo de outros jogadores, o atleta de 26 anos pode render ainda mais nos próximos anos.
O principal problema para manter VanVleet em Toronto são os salários. Com um valor bem abaixo dos padrões da NBA em 2019, o jogador deve pedir mais para continuar, mas o teto salarial dos Raptors pode ser decisivo para a manutenção do camisa 23.
Médias em 2019/20: PTS – 17.6, REB – 3.8 e ASSIST – 6.6
Goran Dragic
Reserva durante toda a temporada regular, Goran Dragic foi o grande nome de Miami durante os playoffs. Se Jimmy Butler foi o protagonista, o esloveno foi o principal pontuador do Heat até as finais com grandes atuações. Partindo para cima da marcação ou arremessando do perímetro, o armador ganhou os olhares de todos pela sua importância dentro do elenco.
No entanto, a lesão no pé no primeiro jogo das finais contra os Lakers impediu uma maior competitividade em Miami. Com o vice-campeonato, Dragic certamente estará no radar de muitas franquias que precisarão contar com sua técnica em quadra. Como agravante para a franquia, outras renovações podem complicar a volta do jogador para 2020/21.
Médias em 2019/20: PTS – 16.2, REB – 3.2 e ASSIST – 5.1
Dwight Howard
Depois de 16 temporadas na NBA, enfim, Dwight Howard é campeão da liga. Com um importante papel defensivo, o jogador teve altos e baixos durante todo o ano, mas conseguiu ser destaque em várias partidas dos playoffs. O excesso de faltas prejudicou em algumas oportunidades, mas a pressão contra Jokic e cia. foi fundamental para a chegada até as finais.
No entanto, a continuação de Howard em LA é discutida devido as opções no elenco. Além de McGee e Morris, olhar o mercado em busca de rejuvenescer o time pode ser uma alternativa para manter o título nos Lakers para 2020/21.
Médias em 2019/20: PTS – 7.5, REB – 7.3 e ASSIST – 0.7
Outros nomes importantes que estarão livres na NBA: Hassan Whiteside, Paul Millsap, Marc Gasol, Serge Ibaka, Bogdan Bogdanovic, Danilo Gallinari, Tristan Thompson, Marcus Morris, Brandon Ingram e Carmelo Anthony.
Siga o perfil do Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.