Automobilismo

Michael Masi, ex-diretor de provas da F1, não faz mais parte da FIA

Divulgação / Instagram: F1

Na última terça-feira (12), a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) divulgou a saída de Michael Masi, ex-diretor da Fórmula 1. De acordo com a entidade, Masi pediu o seu desligamento para ficar mais tempo com sua família.

“A FIA confirma que Michael Masi decidiu deixar a FIA e se mudar para a Austrália para estar mais perto de sua família e enfrentar novos desafios. A FIA agradece o seu empenho e deseja-lhe o melhor para o futuro.” disse a entidade em comunicado.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Após a última prova da temporada 2021, em Abu Dhabi, a vida do australiano nunca mais foi a mesma. O ex-diretor sofreu com suas decisões que afetou diretamente a briga pelo título entre Max Verstappen e Lewis Hamilton no ano passado, com isso o Michael foi alvo de muitas críticas e acabou sendo afastado.

Michael Masi teve passagens na Fórmula 2 e Fórmula 3 e no começo de 2019 chegou para assumir o cargo de diretor da F1, após a morte de Charlie Whiting.

A imagem de Masi ficou mais evidente após decidir a entrada do safety car, no GP de Abu Dhabi, em 2021. A entrada do carro de segurança foi crucial para decisiva luta pelo título Mundial entre Hamilton (Mercedes) e Verstappen (Red Bull).

Lewis estava liderando até as voltas finais, com pneus desgastados, e Max estava com pneus mais novos. Com o safety car, Masi determinou que os retardatários entre os dois ultrapassassem Hamilton para descontar a volta. Após a bandeira verde e a pista liberada, o piloto da Red Bull passou o rival sem dificuldades que venceu a prova e ficou com o título.

Ao longo da temporada de 2021, Masi também se envolveu em outras polêmicas. Na classificação do GP da Bélgica, Masi foi criticado por Sebastian Vettel por ter liberado os carros sobre forte chuva e sem condições de pilotar, com isso Lando Norris sofreu um forte acidente que suspendeu a sessão.

No GP São Paulo, outra decisão de Michael gerou discussão na disputa entre Verstappen e Hamilton. Masi foi questionado o porque não puniu o holandês após uma espalhada na pista que fez os dois pilotos saírem da pista.

Michael Masi foi removido do cargo em fevereiro de 2022 e foi substituído por Eduardo Freitas e Niels Wittich. Masi foi mantido nos quadros da Fia e era cotado para assumir um novo posto. Mohammed bin Sulayem, presidente da FIA, chegou admitir até mesmo um retorno para o seu cargo mas não aconteceu.

Após o anúncio da FIA, o ex-diretor disse que foi um “prazer e uma honra” trabalhar para a entidade.

“Estou orgulhoso de ter trabalhado em parceria por muitos anos com os vários clubes membros da FIA, o Grupo de Fórmula 1, os competidores, promotores e operadores de circuito e meus colegas e equipe internamente na FIA. Foi um prazer e uma honra. Sempre vou valorizar esses relacionamentos e amizades ao longo da vida que desenvolvi ao longo da minha jornada até hoje.” disse Masi.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo