Campeonato Mineiro

Minas Gerais ganha mais uma vaga via Campeonato estadual para a Copa do Brasil

Campeonato Mineiro irá distribuir mais uma vaga para a Copa do Brasil
Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro

O futebol mineiro recebeu uma notícia interessante nesta segunda-feira (26). A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou uma mudança nos critérios de classificação da Copa do Brasil, que ocorrerá a partir da edição de 2024.

A partir de 2024, a Copa do Brasil não terá mais clubes classificados via Ranking Nacional de Clubes, tendo estas vagas redistribuídas para as federações estaduais. Ou seja, com esta mudança, parte das federações ganharão uma vaga a mais, podendo estar definindo via campeonato ou copa estadual.

A Federação Mineira de Futebol – FMF, irá ganhar mais uma vaga com a alteração, pulando de quatro para cinco vagas devido à sua posição no ranking de federações, que determina a distribuição por estado. Atualmente, Minas está na Quarta posição.

O estado possui quatro vagas definidas via Campeonato Mineiro, com elas sendo entregues aos semifinalistas do Estadual da edição anterior à disputa da Copa do Brasil.

Em caso de algum clube mineiro esteja classificado direto para a terceira fase da Copa do Brasil, a vaga via Estadual é repassada ao Campeão do Troféu Inconfidência (torneio do 5° até o 8° lugar geral da Primeira Fase do Mineiro), e assim em diante.

Este cenário ocorre, por exemplo, caso um clube da Série A que for à semifinal do Mineiro, garantisse vaga na Copa Libertadores. O caso ocorreu com o Pouso Alegre (campeão do Inconfidência) em 2022, que conquistou a vaga ao torneio nacional após o Atlético se classificar para a Pré-Libertadores.

Com a mudança, e no cenário do regulamento atual do Campeonato Mineiro, a quinta vaga adquirida poderia ser repassada a quem conquistou o Troféu Inconfidência sem a necessidade de aguardar um clube classificado à outra fase da Copa do Brasil, ou seja, seria uma classificação em definitivo.

O estado não possui uma Copa que possa servir como entrada para esta vaga em aberto, o REC – Regulamento Específico da Competição, através do Artigo 27, já determina a classificação final do Mineiro como critério exclusivo para a definição dos clubes para a competição nacional.

Caso tivéssemos o critério recém-adotado pela CBF em anos anteriores, grandes clubes teriam ficado de fora de algumas edições da Copa do Brasil. Como exemplo, temos o Cruzeiro em 2020 e o América em 2022, que se classificaram via Ranking para a Copa do Brasil do ano seguinte após campanhas ruins no Campeonato Mineiro.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo