Mais Esportes

Minas vira sobre o Suntory Sunbirds e avança pela primeira vez à final do Mundial de Clubes

O Minas se classificou de forma inédita para a final do Mundial de Clubes
(Divulgação/FIVB)

O Itambé Minas encarou o Suntory Sunbirds pela semifinal do Campeonato Mundial de Clubes na manhã desse sábado (09), pelo horário de Brasília-DF, em competição disputada em Bengaluru, na Índia. De virada, o time brasileiro contou com participação decisiva do sistema saque x bloqueio para vencer o rival japonês por 3 sets a 2, em parciais de 22-25, 25-22, 28-30, 25-20 e 17-15, e se classificar de forma inédita para a final da maior competição de clubes de vôlei do mundo.

A tônica do jogo foi o saque. O clube que conseguiu quebrar a recepção adversária, construiu mais volume de jogo, administrou o placar. No primeiro set, o Itambé Minas sofreu com escolhas erradas na distribuição das jogadas de ataque e viu o rival ser superior na virada de bola, além de jogar com o saque encaixado, facilitando a marcação de bloqueio. Nesse embalo, o Suntory Sunbirds aplicou 25-22 no primeiro set e abriu a semifinal com vantagem no placar.

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

No segundo set, o jogo seguiu parelho até a metade da parcial quando o Itambé Minas conseguiu encaixar o saque na quadra adversária e assim conseguiu desequilibrar o jogo com boa marcação de bloqueio. Gustavo Orlando ajustou a distribuição das jogadas de ataque deixando o jogo menos previsível. Nesse embalo, o Itambé Minas devolveu o 25-22 do primeiro set para empatar o jogo: 1 x 1.

No terceiro set, o Itambé Minas voltou para a quadra mais ajustado, com uma distribuição de ataque mais homogênea, e sem desperdiçar o saque. Com muito volume de jogo em ambos os lados, o jogo seguiu equilibrado até o final, com os brasileiros chegando a ter 24-22 de vantagem no fim da parcial, entretanto, acabaram cometendo erros bobos na recepção e viram o adversário retomar o break point. Assim, o time japonês foi cozinhando o jogo e conseguiu fechar a parcial após um serviço de Berrío: 30-28.

+ Osasco domina o Fluminense e ultrapassa o rival na tabela da Superliga

No quarto set, o Itambé Minas desequilibrou o jogo com o saque forçado. Gustavo Orlando distribuiu o jogo de forma objetiva e o Suntory Sunbirds não conseguiu encaixar o ataque contra a defesa bem postada do time brasileiro. Nesse embalo, o ataque da equipe minastenista funcionou e os brasileiros deslancharam na parcial com 25 a 20 para empatar novamente a partida: 2 x 2.

No tie-break, os times seguiram se equilibrando em quadra. O time que conseguiu manter vantagem no placar foi o que errou menos e não desperdiçou viagem no serviço. Gustavo Orlando seguiu jogando de forma objetiva com os ponteiros do Itambé Minas e Marcus foi um dos principais responsáveis pela melhora minastenista na partida. O ponteiro auxiliou a equipe brasileira sendo decisivo no ataque e sem dar prejuízo no fundo quadra. Assim, o Itambé Minas aplicou 17 a 15 no Suntory Sunbirds e conquistou a vaga inédita na final do Mundial de Clubes.

Semifinal do Mundial de Clubes: Suntory Sunbirds 2 x 3 Itambé Minas (25-22, 22-25, 30-28, 20-25 e 17-15)

  • Suntory Sunbirds: Muserskiy 23, Berrio 18, Onodera 11, Fujinaka 10, Sato 5, Oya 3 e Yu 2.
  • Itambé Minas: Sanchez 26, Marcus 18, Renan 16, Paulo 14, Kelvi 4, Isac 3 e Gustavo Orlando 3.

A decisão do Mundial de Clubes vai ser nesse domingo (10), às 12h, contra o Sir Sicoma Perugia. O Perugia é o atual campeão mundial e tem no elenco estrelas do vôlei mundial como o levantador Giannelli e os ponteiros cubanos Semeniuk e León, além do brasileiro Flávio. A disputa do terceiro lugar vai acontecer mais cedo, às 8h30min, entre Halkbank e Suntory Sunbirds.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo