Vasco

Morre, aos 68 anos, Roberto Dinamite, maior ídolo da história do Vasco

Foto: Reprodução/Twitter Oficial Jorge Salgado

Morreu, na manhã deste domingo, Roberto Dinamite, maior ídolo da história do Vasco. Aos 68 anos, o ex-jogador lutava contra um câncer no intestino. Ele teve uma piora no quadro e foi internado no último sábado, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo Vasco. Mais informações sobre o velório do ídolo, que deve acontecer em São Januário, serão divulgadas em breve.

Em janeiro de 2022, Roberto Dinamite revelou ter descoberto o câncer e, desde então, fazia tratamento. Em agosto, ele passou duas semanas no hospital para fazer uma cirurgia no intestino. Ao longo do ano, mesmo debilitado, ele seguia acompanhando o Vasco e comentando os jogos nas redes sociais e em vídeos.

Nascido em Duque de Caxias em 1954, Carlos Roberto Gama de Oliveira iniciou a carreira no Vasco. Ele estreou pelo clube aos 17 anos, em 1971, quando recebeu o apelido de “Dinamite” ao marcar o seu primeiro gol pelo Cruz-Maltino na vitória por 2 a 0 sobre o Inter. Na ocasião, o Jornal dos Sports estampou a manchete: “Garoto-Dinamite explodiu”.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter, e Facebook.

Roberto Dinamite é o maior artilheiro da história do Vasco. Foram 708 gols marcado em 1.110 jogos. Além disso, ele também é o maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro, com 190. Com a camisa vascaína, Roberto onquistou um Campeonato Brasileiro (1974) e cinco Campeonatos Cariocas (1977, 1982, 1987, 1988 e 1992).

Além das passagens dentro de campo, Roberto Dinamite foi presidente do Vasco. Ele foi eleito em 2008. No entanto, apesar da conquista inédita da da Copa do Brasil, em 2011, sua história como dirigente do clube também ficou marcada por dois rebaixamentos.

Mas nada disso abalou a idolatrai de Roberto Dinamite, que seguiu sempre sendo reverenciado em São Januário. Aliás, em 2022 o Vasco inaugurou a estátua do ídolo atrás do gol da ferradura na Colina Histórica. Além disso, no último ano também recebeu o título de Sócio Benemérito do clube.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo