A Monarquia Britânica perdeu nesta sexta-feira (9) Philip Mountbatten, o Duque de Edimburgo. Marido da Rainha Elizabeth II, o consorte real do Reio Unido passou 67 anos no cargo e, dentre os inúmeros compromissos oficiais, Príncipe Philip esteve ao menos duas vezes no Brasil e viu Pelé jogar.
Em 10 de novembro de 1968, acompanhando a Rainha Elizabeth II, desembarcou no Rio de Janeiro, durante visita oficial ao Brasil. Entre os inúmeros compromissos que iniciaram dias antes em Brasília e São Paulo, estava assistir a uma partida de futebol no Estádio do Maracanã. As imagens pertencem ao Arquivo Nacional.
O jogo, com casa cheia, colocou frente a frente a Seleção Carioca e a Seleção Paulista. Os combinados eram comuns à época e resultavam em grandes clássicos. Pelo lado carioca, o Botafogo era a base, liderados por Gerson, enquanto os paulistas tinham o Santos de Pelé como espinha dorsal.
A partida terminou 3 a 2 para os Paulistas, o que permitiu que o Príncipe Philip e a Rainha Elizabeth entregassem a taça a outro Rei: o do futebol.
O MONARCA E O PACAEMBU
Anos antes, em 1962, o Príncipe Philip já havia visitado o Brasil e essa estada também contou com o futebol entre os compromissos. Pelé, que seria bicampeão mundial alguns meses depois, também estava lá.
O palco era outro. Tratava-se de um amistoso, dessa vez no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, que promoveu o embate entre Santos e Palmeiras. A equipe de Pelé, Pepe, Coutinho e companhia venceu por 5 a 3.
Curiosamente, a taça entregue na ocasião, na qual está gravada a inscrição “em homenagem à visita de S.A.R. Príncipe Philip, Duque de Edimburgo – São Paulo – 18.3.1962”, foi vendida em uma casa de leilões em julho de 2016 por 1280 libras, quase 10 mil reais pela cotação atual. A peça fazia parte da coleção de Pelé, leiloada entre outras relíquias do Rei.
SOBRE O DUQUE DE EDIMBURGO
O Duque de Edimburgo, um de seus títulos reais, notabilizou-se pela carreira militar. Mais cedo, ainda em sua infância, foi capitão de times de hóquei e críquete, esportes mais populares no Reino Unido, ainda que tenha nascido em 1921, no Reino da Grécia, que antecedeu o atual país de mesmo nome.
Como membro da realeza, foi patrono de mais de 800 organizações, como a Football Association (responsável pela FA Cup, mais antigo torneio inglês) e do Marylebone Cricket Club, fundado em 1787.
Philip já estava aposentado dos compromissos oficiais e, recentemente, foi internado no Hospital King Edward VII para tratar, de acordo com a Família Real, de uma infecção. A causa da morte, que não altera a sucessão ao trono britânico, não foi divulgada.