O Náutico está sem treinador. Na manhã desta segunda-feira (15), a diretoria do clube pernambucano comunicou a demissão do técnico Dado Cavalcanti. Foi a terceira passagem de Dado pelo time de Rosa e Silva, encerrada após a derrota por 3 a 0 diante da Aparecidense no último sábado (13), pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro da Série C.
O agora ex-treinador foi contratado mais uma vez pelo clube alvirrubro na reta final da temporada passada. Com a equipe praticamente rebaixada à Série C, a missão era iniciar um projeto em 2022 de olho em 2023. Com isso, o time até conquistou pontos importantes na Série B, mas não evitou o rebaixamento. Mas serviu para definir o elenco. Com orçamento financeiro limitado, alguns medalhões e ídolos recentes foram desligados e alguns jovens talentos da base foram promovidos. Começou bem a temporada, mas as limitações impediram que o trabalho resultasse em maiores conquistas.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Koo e TikTok.
Na atual temporada, a equipe foi eliminada nas quartas de final do Campeonato Pernambucano pelo Salgueiro nos pênaltis, nas quartas de final da Copa do Nordeste diante do ABC e na terceira fase da Copa do Brasil diante do Cruzeiro. Porém, o desempenho no Brasileiro culminou na atitude da direção. Em três jogos, foram duas derrotas e uma vitória.
Em nota enviada por meio de sua assessoria, o técnico fez questão de agradecer a oportunidade de estar pela terceira vez à frente do Timbu, destacou a entrega dos jogadores e a integração entre as categorias de base e o futebol profissional foi a tônica de seu trabalho.
“Hoje me despeço do cargo de treinador do Náutico. Saio com a cabeça erguida e com a certeza de ter vivido cada minuto à frente do clube com muita intensidade. Agradeço enormemente a todos os membros da comissão técnica, que, juntos, estabelecemos processos internos nunca vistos no clube. Aos atletas, meu muito obrigado pela confiança e lealdade. Nesse período, houve muita integração com a base, trazendo vários frutos para o futuro. Se contribuí com a evolução individual deles, me sinto ainda mais realizado. Aos dirigentes, obrigado pela oportunidade e para a imensa torcida, meu respeito máximo e minha torcida para a conquista dos objetivos traçados.”
Ao todo, em sua terceira era alvirrubra, Dado Cavalcanti comandou 39 partidas, com 17 vitórias, seis empates e 16 derrotas. Junto com o técnico, foram demitidos o auxiliar Pedro Gama e o executivo de futebol Nei Pandolfo. Até a definição de um substituto, o técnico da equipe Sub-20, Otávio Augusto, é quem irá comandar interinamente o time principal.
Com três pontos somados, o Timbu é o 14º colocado na tabela de classificação da Terceirona. A equipe irá entrar em campo apenas às 20h da próxima segunda-feira (22) para enfrentar o Floresta no Estádio Eládio de Barros Carvalho, os Aflitos, no Recife/PE, pela quarta rodada da competição nacional.
Abaixo, a nota oficial do Náutico.
Informamos que o técnico Dado Cavalcanti e o auxiliar Pedro Gama não fazem mais parte da comissão técnica profissional alvirrubra. O executivo de futebol Nei Pandolfo também deixa o clube.
Otávio Augusto, treinador da equipe Sub-20, irá comandar o time até a chegada de um novo profissional.
Agradecemos a todos pelos serviços prestados e desejamos sucesso na sequência de suas carreiras.