Basquete

NBA Draft 2003: O mais talentoso da história

O Draft de 2003 da NBA é sem dúvida alguma o top 3 da história, naquele draft surgiram alguns dos jogadores que marcaram a NBA nos últimos anos. Jogadores que lideraram as suas equipes a títulos da NBA, alguns ainda ativos e que podem ainda conquistar mais títulos em seus currículos.

A classe de 2003 é amplamente considerado como um dos melhores que incluiu vários futuros hall of famers que tem apresentado carreiras muito bem sucedidas. LeBron James, Dwyane Wade e Carmelo Anthony lideram a lista dos membros dessa classe.

LeBron James foi o 1° daquele draft, escolhido pelo Cleveland Cavaliers. O melhor jogador de basquete do mundo há alguns anos, segue fazendo história na NBA, até o momento King James é 4x campeão da NBA ganhando as 4x o prêmio de MVP das finais, também foi eleito 4x o MVP de temporada regular, campeão olímpico com a seleção americana 2x, fora todos os recordes individuais que ele quebra temporada atrás de temporada.

Foto: Divulgação/NBA

A segunda escolha ficou com o sérvio Darko Milicic, escolhido pelo Detroit Pistons, nunca se destacou na NBA e os Detroit Pistons perderam assim uma grande oportunidade de escolherem um outro jogador, como por exemplo Carmelo Anthony que foi escolhido na 3ª posição pelos Denver Nuggets, o pivô atuou por 9 temporadas na NBA, e sem nenhum destaque.

Carmelo Anthony foi a 3° escolha do draft, indo para o Denver Nuggets. Logo na primeira temporada já mostrou que seria um jogador diferenciado na liga, e a disputa entre ele e LeBron James para o prêmio de Rookie da temporada ficou pau a pau até o fim, mas vencido por LeBron James. Ele foi nomeado All-Star da NBA 10x e All-NBA 6x, Anthony liderou o Nuggets a dois títulos de divisão e para os playoffs todos os anos de 2004 a 2010. Em 2009, ele ajudou o Nuggets a ir para as finais da conferência, pela primeira vez desde 1985.

A quarta escolha ficou com Chris Bosh, draftado pelo Toronto Raptors o jogador conseguiu mostrar seu belo basquete, mas não conseguia fazer muito com o time limitado que jogava, então se transferiu para o Miami Heat para se juntar a Dwyane Wade e LeBron James e formar o grande “big three” da NBA. E o trio disputou quatro finais seguidas, e dois títulos conquistados. Foi chamado 11x para o NBA All-Star Game, foi nomeado uma vez para o All-NBA Team.

Dwyane Wade foi a 5° escolha daquele talentoso draft, foi escolhido pelo Miami Heat. D-Wade foi chamado 12x para o NBA All-Star Game, 8x para o All-NBA Team e 3x para o NBA All-Defensive Team e MVP das finais de 2006. Em sua terceira temporada, Wade ajudou a liderar o Miami Heat ao seu primeiro campeonato da NBA, ajudando o Heat em uma vitória por 4-2 na série sobre o Dallas Mavericks. Um dos maiores ala-armadores da história da Liga.

Menção honrosa ao Kyle Korver, draftado na 51° pelo New Jersey Nets e trocado antes da temporada começar pelo Philadelphia 76ers. Como um especialista de 3 pontos, ele se tornou All-Star na temporada 2014-2015 quando jogava pelo Atlanta Hawks, e teve o recorde da NBA de maior porcentagem de bola de três acertadas (com 53.6%). E ainda pode se tornar mais um campeão nessa listagem da classe de 2003, pois ainda joga em alto nível, e num time que é favorito ao título, o Milwaukee Bucks.

E também tivemos um brasileiro draftado em 2003, Leandro Barbosa, escolhido pelo Phoenix Suns, conseguiu um prêmio individual em 2006, o de NBA Sixth Man of the Year, prêmio dado ao melhor jogador vindo do banco de reservas. E ainda conseguiu um título pelo Golden State Warriors na temporada 2014-2015, era peça importante na rotação de Steve Kerr.

Photo by Ezra Shaw/Getty Images
Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo