Basquete

NBA: Giannis dá show em LA e Celtics atropelam os Nets

Foto: Divulgação/NBA

Enquanto a última semana da janela de trocas esquenta a NBA fora das quadras, dez confrontos animaram o espectador na noite desta terça-feira (8). Os atuais campeões da liga vêm mostrando que têm tudo pra chegar ao topo novamente. Liderados por Giannis e seus 44 pontos, os Bucks desbancaram os Lakers em Los Angeles. Já os Suns encararam Embiid e os Sixers pela frente e garantiram a vitória fora de casa na reta final. Em Brooklyn, os Celtics atropelaram os Nets e ultrapassaram os favoritos do Leste na tabela. Assim como os rivais da cidade, a situação dos Knicks não é das melhores. Em uma grande atuação ofensiva, os Nuggets fizeram 83 pontos só no primeiro tempo e passaram por cima dos nova-iorquinos. 

Quem também deu show foi o Memphis Grizzlies de Ja Morant, que comandou a sensação do Oeste contra os Clippers. Adversários no último domingo, Trae Young e Luka Dončić anotaram mais de 30 pontos e garantiram o triunfo de suas equipes. Na briga por uma vaga no play-in (a repescagem pros playoffs, disputada entre o sétimo e o décimo colocado de cada conferência), os Pelicans contaram com mais uma boa atuação de Brandon Ingram e conquistaram a quarta vitória seguida, em cima do lanterna Houston Rockets. A franquia de Nova Orleans segue na frente dos Blazers, que foram derrotados pelo Orlando Magic, e dos Kings, que perderam para os Wolves em Sacramento.

Inquestionáveis

Os dois finalistas da última edição da NBA ratificaram mais uma vez a condição de favoritos. Em segundo lugar na Conferência Leste, os Bucks conquistaram a quarta vitória consecutiva contra os Lakers, em Los Angeles. E o nome da noite foi Giannis Antetokounmpo. Foram 44 pontos, 14 rebotes, oito assistências, dois tocos e incríveis 85% nos arremessos de quadra, 17 convertidos em 20 tentativas. A atuação avassaladora marcou o vigésimo jogo seguido do grego com pelo menos 25 tentos, feito que também foi atingido por LeBron James, que marcou 27 no duelo. 

Além de outros destaques como Jrue Holiday, Bobby Portis e Khris Middleton, o triunfo reforçou as valências da equipe: a consistência defensiva, o bom aproveitamento na frente e a força no garrafão. Mais organizados, os Bucks abriram uma vantagem de 30 no placar, mas os Lakers cresceram no último quarto, diminuíram pra 10 e esquentaram a Crypto Arena. Apesar de Anthony Davis e Malik Monk combinarem pra 42 pontos, a reação não foi suficiente e os visitantes venceram por 131 a 116.

Enquanto os Bucks seguem firmes no Leste, os Suns continuam no topo do Oeste. Com a melhor campanha da NBA na temporada, os atuais vice-campeões suaram, mas saíram com o resultado positivo da Philadelphia. Depois de anotar 38 pontos contra os Bulls, Devin Booker marcou 35 e dominou as ações dos visitantes em um duelo muito equilibrado. Os Sixers chegaram a ficar 14 pontos na frente no terceiro quarto e, apesar de mais um show de Embiid, não conseguiram manter a liderança. A partida ficou disputada ponto a ponto e a vitória veio na reta final. Não à toa, os comandados de Monty Williams possuem o melhor desempenho no clutch time (últimos cinco minutos do jogo) entre todas as equipes da liga.

Além de Booker, Mikal Bridges teve participação fundamental e contribuiu com 23 pontos para os Suns. Do lado dos Sixers, Tobias Harris viveu uma grande noite e pontuou 30 vezes, mas o grande destaque foi o principal candidato a MVP no momento, Joel Embiid. O camaronês fez 34 pontos, pegou 12 rebotes e completou 21 jogos seguidos com pelo menos 25 tentos, líder da liga na estatística na frente de Giannis e LeBron. Pela primeira vez na história da NBA, três jogadores atingiram a marca em 20 jogos consecutivos.

Tempo ruim em Nova York 

As expectativas eram boas no início da temporada em Nova York. Donos de um dos trios mais badalados da NBA, os Nets eram favoritos incontestáveis, enquanto os Knicks vinham com uma perspectiva de melhora depois de um animador quarto lugar no Leste em 2020/21. Mas a realidade foi um pouco diferente. Na noite desta terça, o Brooklyn jogou sem os três principais jogadores e perdeu a nona partida consecutiva. Já o time de Spike Lee amargou a quarta derrota seguida e segue em décimo segundo lugar, fora da zona de classificação para o play-in.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube.

Sem Durant e Harden, lesionados, e Kyrie Irving, proibido de jogar em casa por recusar a vacinação, os Nets não tiveram chance contra os Celtics. A franquia de Boston atropelou o adversário no Brooklyn Center, meteu 14 a 0 em 4 minutos, chegou a abrir 35 de vantagem e não ficou atrás no placar. Jaylen Brown e Smart fecharam a noite com 22 pontos, Tatum fez 19 e Robert Williams anotou um duplo-duplo, com 12 pontos e 11 rebotes. Depois de uma metade de temporada turbulenta, os celtas alcançaram a sexta vitória seguida e ultrapassaram os nova-iorquinos, chegando ao sétimo lugar. Os Nets, que já lideraram o Leste, caíram para oitavo, e a vaga direta para os playoffs está cada vez mais distante.

A crise é ainda maior quando se trata da franquia mais tradicional de Manhattan. Os Knicks viajaram para Denver, onde não vencem desde 2006, e sofreram uma derrota contundente. Apesar do primeiro quarto equilibrado, os Nuggets fizeram expressivos 83 pontos só na etapa inicial e não deixaram a vitória escapar. A grande atuação ofensiva dos donos da casa foi marcada pela força do coletivo. Hyland foi o cestinha com 22 pontos, Barton fez 20, Gordon 19 e Jokić 21, além dos 11 rebotes que completaram mais um duplo-duplo do sérvio. A equipe de Nova York até foi bem na frente, mas os 28 pontos e 10 rebotes de Julius Randle não foram suficientes para impedir mais um resultado negativo: 132 a 115.

Juventude em chamas! 

As jovens estrelas da liga também fizeram seus nomes na rodada da NBA. Queridinho do público americano e titular do All-Star pela primeira vez, Ja Morant ditou o ritmo e comandou o show dos Grizzlies contra os Clippers. O armador de 22 anos mostrou toda sua qualidade e anotou 30 pontos, sete rebotes e cinco assistências na noite. Destaque também para Jaren Jackson Jr, que fechou a noite com um duplo-duplo ao pontuar 26 vezes e pegar 11 rebotes. A equipe chegou aos 100 pontos ainda no terceiro quarto, e com muitas jogadas de efeito fez a festa da torcida em Memphis. Foi a primeira vez na história que a franquia chegou aos 130 pontos em dois jogos seguidos.

Em Atlanta, foi a vez de Trae Young mostrar seu valor. Depois da atuação discreta na derrota para os Mavs, no domingo, o astro dos Hawks botou a bola debaixo do braço e calou a boca dos críticos. Foram 34 pontos, 11 assistências e um ótimo aproveitamento nas bolas de três, com seis convertidas em nove tentativas. Envolvidos nas principais trocas da janela de transferências da NBA até o momento, os Pacers viram Cris Duarte e Lance Stephenson combinarem para 49 pontos, mas não tiveram chance na State Farm Arena.

Embalados pela boa fase de Luka Dončić, os Mavs chegaram ao quarto triunfo consecutivo. O esloveno marcou 33 pontos, deu 11 assistências e ficou a três rebotes de mais um triplo-duplo. Ele ainda acertou cinco de nove arremessos do perímetro e contribuiu na defesa, com dois tocos. Com a ajuda de Jalen Brunson, que chegou aos 21 pontos, o armador controlou as ações do jogo e garantiu a vitória em cima dos Pistons, desfalcados do calouro e principal jogador, Cade Cunningham, lesionado.

RESULTADOS DA NOITE:

PHILADELPHIA 76ERS 109 X 114 PHOENIX SUNS

ATLANTA HAWKS 133 X 112 INDIANA PACERS

BROOKLYN NETS 91 X 126 BOSTON CELTICS

MEMPHIS GRIZZLIES 135 X 109 LOS ANGELES CLIPPERS

NEW ORLEANS PELICANS 110 X 97 HOUSTON ROCKETS

DALLAS MAVERICKS 116 X 86 DETROIT PISTONS

DENVER NUGGETS 132 X 115 NEW YORK KNICKS

LOS ANGELES LAKERS 116 X 131 MILWAUKEE BUCKS

PORTLAND TRAIL BLAZERS 95 X 113 ORLANDO MAGICSACRAMENTO KINGS 114 X 134 MINNESOTA TIMBERWOLVES

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo