Os clubes, os representantes dos atletas, técnicos e árbitros mais a equipe multidisciplinar da Liga Nacional de Basquete (LNB) se reuniram para uma atualização sobre todas as questões relacionadas ao retorno da atual temporada do NBB. A expectativa é de que as partidas sejam retomadas em julho, com a disputa dos playoffs sem a presença de torcedores. Todos os atletas e demais envolvidos deverão ser testados.
Em encontro realizado por videoconferência, o grupo multidisciplinar, que foi convocado para estudar todos os cenários possíveis para a continuação da competição, compartilhou com todos o primeiro relatório de avaliação e protocolos para retorno aos treinamentos e jogos.
Os profissionais de saúde, que compõem a equipe, apresentaram aos clubes um documento com os procedimentos médicos necessários e recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o prosseguimento da competição. O material foi dividido em três fases, que incluem as avaliações físicas dos atletas na volta aos treinos, todo o período de treinamento, e o recomeço do NBB. Esse processo está previsto para durar cerca de 40 dias.
Desde o dia 13 de março, quando os clubes tomaram a primeira decisão em relação à pandemia da COVID-19, os representantes de todos os 16 times se reúnem, semanalmente, para continuar debatendo os passos necessários para a manutenção da competição. Após duas semanas da paralisação do campeonato, os clubes definiram, de forma unânime, que a temporada seguiria diretamente para a fase de playoffs.
Uma assembleia geral será convocada para o dia 4 de maio, quando os clubes deverão tomar a decisão final sobre a sequência da temporada. Para a próxima semana, será apresentado o levantamento financeiro e estrutural definitivo para o retorno da competição, levando em consideração todas as orientações de saúde descritas no relatório.
Foto: Divulgação/LNB