Z - Futebol Agência ENM

No dia do goleiro, relembre quatro oportunidades em que Pelé foi arqueiro; rei não sofreu gol em nenhuma delas

Rei Pelé na meta santista (Foto: Divulgação Twitter Pelé)

Ídolo da história do Santos e o maior jogador da história do futebol, o Rei Pelé ficou marcado por belos gols, títulos e dribles geniais. Porém, em outras circunstâncias diferentes do normal, o Rei ficou marcado: em quatro oportunidades, Edson Arantes do Nascimento defendeu a meta santista.

Pelé não foi só ao gol como ajudou o Peixe. Nas quatros partidas, o eterno camisa 10 não levou nenhum gol. A partida mais importante foi contra o Grêmio, no qual marcou três gols, e depois disso, foi substituir Gylmar, expulso. Foram duas defesas que garantiram o resultado.

4/11/1959 – Santos 4 x 2 Comercial, Campeonato Paulista

Pelé entrou no lugar de Lalá, que saiu machucado. Foram 19 minutos no gol, sem ser vazado. O Peixe venceu por 4 a 2, com gols de Pelé, Coutinho, Feijó e Dorval para o Peixe, enquanto Tantos e Alencar fizeram os gols da equipe adversária.

19/1/1964 – Santos 4 x 3 Grêmio, Taça Brasil

Como já foi contado, o Rei fez duas importantes defesas que garantiram a vitória e a classificação santista para a final da competição. Além dos gols de Pelé, Pepe marcou em cobrança de falta. O Grêmio marcou com dois de Paulo Lumumba e um de Marino.

Pelé em uma de suas defesas (Foto: Divulgação Twitter Pelé)

14/11/1969 – Santos 3 x 0 Botafogo/PB, Amistoso

Nessa oportunidade, Pelé buscava o gol 1000. Porém, a repercussão seria muito maior se o feito acontecesse em um jogo disputado no eixo Rio-São Paulo. A história diz que o técnico santista, Antoninho, pediu que o goleiro Jair Pessoa simulasse uma contusão para que Pelé o substituísse. O Santos venceu a partida por 3 a 0, com dois gols de Manoel Maria e um de Pelé.

19/6/1973 – Santos 4 x 0 Baltimore Bays, Amistoso

Essa partida também foi marcada pelo gol olímpico do Rei. Aos 36 minutos do segundo tempo, Pelé deixou o ataque e assumiu a meta santista, no lugar de Cláudio.

Quer saber mais sobre o Santos, siga o Esporte News Mundo pelo TwitterFacebook Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo