Clube de Aragão trabalha em uma estratégia digital global desde 2017, com o objetivo de alcançar uma automação que economize dinheiro, tempo e energia; processos administrativos estão em fase de digitalização, inclusive dentro do estádio El Alcoraz do clube.
O dia 5 de junho foi escolhido, em 1972, pela Assembleia Geral da ONU, em homenagem ao dia da abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Humano, que aconteceu em Estocolmo e teve como um dos principais avanços a criação do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), discutia o futuro ecológico do planeta. Por conta disso, esta data – a partir de então – ficou marcada como o ‘Dia Mundial do Meio Ambiente’.
Aliado a isso, as empresas líderes da Europa estão cada vez mais conscientes do impacto positivo que a transformação digital terá nos próximos anos, e os efeitos disso podem ser vistos em uma ampla gama de clubes do futebol espanhol. E qual a relação disso com o meio ambiente? Bom, vamos explicar:
Nos últimos anos, a LaLiga criou uma cultura de digitalização que está sendo adotada por equipes em toda a competição. A SD Huesca é uma das instituições que iniciou vários processos de modernização, colocando o clube em condições de agilizar os seus processos e crescer globalmente através de uma série de novas aplicações.
Conforme explicou o gerente da SD Huesca, Luis Sanclemente, o avanço tecnológico é uma das principais prioridades do clube: “Tivemos uma estratégia de transformação digital que começou em 2017 e tem vários objetivos”, disse. “Além de transformar digitalmente o negócio internamente e tornar as coisas mais fáceis para fãs e parceiros comerciais, nosso objetivo é uma política de papel zero e, na medida do possível, a automação de processos internos”.
Mudando para um modelo 100% digital
Para apoiar seu processo de transformação, o clube trabalha com várias aplicações, desde plataformas internas a desenvolvidas por terceiros e disponibilizadas aos clubes pela LaLiga.
Internamente, o clube criou um rastreador de arquivo digital que pode monitorar todos os documentos que passam pelo clube por meio de um painel, enquanto mantém o controle de todos os projetos em andamento usando um software de código aberto. Este mesmo software também foi utilizado para estruturar sua loja online, app do fã clube e seu arquivo digital.
“Em seguida, usamos aplicativos de terceiros para alguns elementos principais relacionados aos nossos processos internos”, acrescentou Sanclemente. “Usamos o SAGE que nos ajuda em tudo a ver com contabilidade e faturamento, por exemplo. Também usamos os aplicativos clássicos de mídia social, bem como o portal do fornecedor Docuten e a plataforma de assinatura eletrônica”.
Com este portal de fornecedores, o clube está trabalhando para receber todas as faturas eletronicamente, seja em formato PDF que pode ser processado através de um sistema de OCR, ou em outros formatos eletrônicos, como ‘Facturae’. Isso permitirá a assinatura digital de todos os tipos de documentos, internos e externos. “Estamos começando a incorporar as assinaturas de jogadores e funcionários e estamos falando em ter tudo na plataforma de assinatura eletrônica nos próximos quatro meses”.
O objetivo geral do clube é inovar e reduzir o uso de papel e outros processos para melhorar a pegada ambiental. Entre os principais objetivos está a digitalização dos processos administrativos.
“Seis meses atrás, quase todas as faturas eram em papel”, revelou Sanclemente. “No entanto, já chegamos a um ponto em que 95% das faturas são enviadas para nós eletronicamente, o que economiza dinheiro em postagem e armazenamento. Temos 250 documentos assinados que antes eram em papel, alguns deles longos contratos de trabalho que podem ter 50 páginas”.
Este processo de transformação digital já trouxe benefícios para a administração do clube, RH, compras, contratos de parceria e equipes comerciais, ao mesmo tempo que ajudou no seu crescimento comercial.
Como Josan Oliva, gerente do departamento digital do clube, disse: “Trabalhamos cada vez mais com fornecedores e parceiros que oferecem soluções tecnológicas. Encontramos um canal de comercialização para ativos que não teríamos acesso se não tivéssemos o portfólio tecnológico que temos agora”.
O ecossistema digital da LaLiga
Os aplicativos personalizados fornecidos pela LaLiga são categorizados separadamente pelo clube, pois fazem parte de uma oferta mais ampla que a liga disponibiliza. Atualmente, esses aplicativos são usados para cobrir uma ampla gama de comunicações e engajamento do cliente.
“Estamos trabalhando dentro do acordo que a LaLiga tem com a Salesforce para tudo relacionado ao marketing digital”, explicou Oliva. “Também fazemos parte do projeto de sites corporativos da LaLiga para desenvolver o site do nosso clube, bem como nosso aplicativo oficial. Estamos nos integrando a todo o ecossistema digital oferecido pela LaLiga”.
Além disso, o clube está a fazer bom uso dos vários painéis de dados que são disponibilizados pela LaLiga através do portal online. “Ajudam na gestão interna e na análise de dados, em temas como audiência de televisão ou média de público dentro do estádio”, destacou Sanclemente. “Tudo isso é muito útil”.
Os benefícios para os fãs
Como parte de sua colaboração com a LaLiga, SD Huesca está trabalhando em maneiras de usar a tecnologia para impactar diretamente a experiência dos torcedores. “Fomos um dos primeiros clubes a aderir ao programa orientado a dados da LaLiga, que tem como objetivo integrar todos os processos relacionados com os fãs, bilhetes de temporada, bilhetes das rodadas e marketing nas plataformas digitais”, afirmou Oliva.
Entre os benefícios, SD Huesca antecipa uma experiência mais fluida para os torcedores quando eles retornarem ao estádio El Alcoraz. “No ano passado, solicitamos uma atualização das catracas para que os fãs pudessem entrar com a tecnologia NFC, bem como com o seu telefone celular ou o cartão do ingresso da temporada”, disse. “Queremos que a entrada no estádio seja ainda mais simples”.
Para os dias de jogos, o clube já operava em um ambiente praticamente sem papel antes da pandemia de Covid-19. Com os detentores de ingressos para a temporada ocupando a maioria das vagas, os únicos ingressos vendidos no dia são feitos de forma digital, por meio de troca nas plataformas digitais do clube.
Como disse Sanclemente: “Os bilhetes são comprados através da seção online do site e o processo é automático, pois já não demos os bilhetes em papel. Em vez disso, enviamos ao comprador um PDF com um código QR que pode ser usado para entrar no estádio”.
“É muito importante continuar trazendo tecnologia para o futebol”, concluiu. “Vemos que algumas administrações públicas na Espanha têm um alto nível de digitalização em muitos de seus processos, e acreditamos que isso seja uma boa referência para os clubes de futebol no que diz respeito à modernização de sua administração”.