O dia da consciência negra, marcado em 20 de novembro, se aproxima. Pensando no contexto histórico que envolve a data, a Ponte Preta, clube há mais de 122 anos ligado com a democracia racial, fará uma série de ações durante mais de uma semana com homenagens e debates.
Iniciado nesta sexta-feira (11), durante a Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo, com o jornalista Zaiman de Brito Franco, as pautas de discussão foram apresentadas. Foi exposto que, até domingo (20), o site oficial do time campineiro publicará reportagens contando histórias de lutas, vitórias e algumas das conquistas de atletas negros que vestiram a camisa alvinegra.
+ Para saber tudo sobre a Ponte Preta siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
Na quarta-feira (16), serão dois eventos. Pela tarde, às 16h, jornalistas negros de Campinas e região estarão no Salão Nobre Pedro Pinheiro. Na ocasião, farão um bate-papo cultural, com transmissão ao vivo pela PonTV, no YouTube. O tema base será: “A resistência da cultura negra: dos quilombos às comunidades”.
Representando a Ponte Preta, o presidente do Conselho Deliberativo Tagino Alves dos Santos e a diretora Lucimara Ferreira estarão presentes. Dentre os convidados para a conversa, estão confirmados os jornalistas Hidaiana Rosa (EPTV), Elias Aredes (Rádio Brasil), Israel Moreira (Rádio Jovem Pan News) e Maurício Camargo (Portal Esporte Multimídia e Web Rádio Macacada Reunida).
A segunda parte do evento terá início às 19h, momento em que o ex-goleiro e agora escritor Aranha fará o lançamento de seu livro, chamado ‘Brasil Tumbeiro’, da Editora Mostarda. O título da obra se contrapõe ao termo ‘tumba’, usado na época em que os negros eram trazidos em navios da África para o Brasil. Após a exposição, haverá sessão de autógrafos e, para finalizar, uma coletiva de imprensa.
Com informações da Ponte Preta