Olimpíadas

No shootout, Bélgica vence Austrália e leva ouro do hóquei sobre grama masculino

Divulgação/Twitter Oficial Belgian Red Lions

Nesta quinta-feira (5), o hóquei sobre grama masculino premiou seu campeão nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Austrália e Bélgica se enfrentaram no Oi Hockey Stadium pela conquista do ouro.

Foi uma partida com boas disputas e que terminou no tempo normal por 1 a 1. No shootout, até árbitro de vídeo pintou e os belgas venceram pela primeira vez o ouro olímpico no esporte, depois da prata no Rio-2016.

A partida

A Bélgica começou a partida no ataque e buscando criar chances contra a meta de Andrew Charter, goleiro australiano. A equipe australiana respondia, mas os primeiros minutos de jogo foram de muito estudo.

Os belgas tinham mais posse de bola e os australianos equilibravam o jogo na boa marcação. Apesar da boa disposição de ambos os times, poucas foram as chances de finalização no primeiro quarto da decisão do hóquei sobre grama dos Jogos Olímpicos.

Siga Ao Vivo os JOGOS OLÍMPICOS no Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook .

No segundo tempo, o jogo começou um pouco mais aberto e a Bélgica já apertava mais ofensivamente em busca do primeiro gol. Os belgas tiveram num penalty corner a chance de abrir o placar, esta desperdiçada. Mas na segunda chance, Alexander Hendrickx mandou a bola muito perto do gol defendido por Charter.

A Austrália pouco avançava ofensivamente, deixando o jogo mais à feição belga. E o segundo quarto novamente terminaria sem gols. Na terceira etapa, faltando 13:26, a Bélgica conseguiria tirar o zero do placar, com Florent van Aubel, após boa jogada vinda da esquerda e dividindo com o goleiro.

O time australiano foi para cima, buscando a pressão no campo ofensivo adversário. Com a ‘obrigação’ de reagir em campo, a Austrália buscava furar a defesa belga, mas os rivais tinham mais desenvoltura no ataque e criavam boas chances para aumentar o placar. Wickham teve chance do empate com seis minutos faltando para o fim do quarto, sem sucesso,

A Bélgica se postava de forma mais defensiva nesta parte do jogo. Os australianos foram para cima e tiveram penalty corner a seu favor. Jeremy Hayward teve a chance, mas a desperdiçou, com boa defesa do goleiro Vincent Vanasch. O jogo se tornaria mais morno por parte do time belga, agora mais disposto a conservar a vantagem e impedir a reação australiana.

Nos segundos finais, os australianos foram para cima, mas continuavam sem passar pela defesa belga. Já no começo do último quarto, viria o empate, com Tom Wickham, que aproveitou bola chutada por cima de Vanasch para completar e deixar o placar do Oi Hockey Stadium em 1 a 1.

Com a igualdade no marcador, as perspectivas da partida davam o tom de emoção em campo. A Bélgica teve outro penalty corner, com Hendrickx mandando a bola ao lado da meta. A resposta australiana veio em contra-ataque, também não conseguindo sucesso, mas demonstrava a pressão da equipe em busca da virada e uma Bélgica agora sem se impor em campo.

Clique aqui para conferir a agenda completa de todas as modalidades

Os segundos finais tiveram a Austrália indo para cima, mas sem conseguir virar o placar a seu favor. Com isso, a final olímpica do hóquei na grama masculino foi para o shootout (a versão do esporte da série de cobranças de pênalti do futebol). Na série de cobranças, a Austrália desperdiçaria a primeira cobrança, mas a Bélgica não e esta iniciaria bem o shootout.

Depois foi a vez da Bélgica desperdiçar e conseguir virar através de um pênalti marcado por um encontrão do goleiro australiano. Na cobrança final dos belgas, o VAR apareceu em ação e anulou a defesa que daria o ouro. Na nova tentativa, a defesa de Vanasch daria de vez o ouro a Bélgica.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo