O britânico Cameron Norrie e o espanhol Carlos Alcaraz disputarão a final do Rio Open, principal torneio de tênis da América do Sul, neste domingo (26).
Norrie se classificou para a decisão após ganhar do espanhol Zapata Miralles (6/2, 3/6 e 7/6). Será a terceira final em quatro torneios disputados pelo britânico na temporada. Cameron foi vice nas outras duas disputas até aqui, e está em busca de seu primeiro título de ATP 500.
Ex-número 1 do mundo, Carlos Alcaraz precisou de uma virada para chegar a final do torneio. O espanhol saiu perdendo na disputa contra o chileno Nicolas Jarry, mas conseguiu recuperar a confiança e provar seu favoritismo, ganhando a partida por 2 sets a 1 com parciais de 6/7, 7/5 e 6/0. É a oitava vitória seguida de Alcaraz, que por lesão, deu início a sua temporada na semana passada na Argentina.
O encontro entre os cabeças de chave número 1 e 2 do torneio será uma oportunidade de revanche. A partida será uma reedição da final do ATP 250 de Buenos Aires, disputada no útlimo domingo (19). Na ocasião, Alcaraz ficou com o título ao derrotar o britânico por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/5.
O retrospecto geral entre os dois é desagradável para Norrie, que em cinco encontros, ganhou apenas só um e perdeu todas as partidas disputadas em saibro.
Caso Carlos Alcaraz leve a vitória, o menino de apenas 19 anos se consagra com o título inédito de bicampeão do Rio Open. Foi em terras brasileiras que o espanhol ganhou seu primeiro jogo em nível ATP. Já no ano passado, Carlos conquistou seu primeiro título de ATP 500, o mais jovem a conseguir o feito, justamente no Rio. A disputa do torneio carioca desse ano será a décima final da carreira do jovem tenista, que se ganhar, empata em quantidade de pontos com Novak Djokovic, atual número 1.
Neste domingo, às 17h30, os dois tenistas entram na quadra Guga Kuerten, no saibro do Jockey Club do Rio de Janeiro, para mais um capítulo de suas carreiras.