Ceará

Novo revés: Justiça anula eleição presidencial no Ceará

A terça-feira (01) mal começou e mais um revés em Porangabussu. O Tribunal de Justiça do Ceará anulou o pleito ocorrido em dezembro de 2021, que reelegeu Robinson de Castro, como presidente do clube, com mandato até 2024. A decisão foi tomada pelo desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, da 4ª Câmara Direito Privado do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Confira o ofício:

Foot: Reprodução/Vozão TV

O ambiente em Porangabussu está conturbado. Após o vexame da eliminação precoce no Campeonato Cearense diante do Iguatu, no último sábado (26), o clube vive uma crise interna e externa. Até o momento, quatro funcionários, de diferentes setores, foram demitidos entre domingo (27) e segunda-feira (28). São eles: Jorge Macedo (diretor executivo de futebol), Daniel Azambuja (auxiliar técnico), André Volpe (preparador físico) e Bruno Reis (gerente de comunicação).

Também na segunda-feira (28), o elenco embarcou para Boa Vista-RR, local da próxima partida, diante do São Raimundo, pela 1ª fase da Copa do Brasil. No aeroporto, protestos da torcida marcaram o dia. Apenas Tiago Nunes foi aplaudido.

A terça-feira (1º) mal começou e mais um revés em Porangabussu. O Tribunal de Justiça do Ceará anulou o pleito ocorrido em dezembro de 2021, que reelegeu Robinson de Castro como presidente do clube, com mandato até 2024. A decisão foi tomada pelo desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, da 4ª Câmara Direito Privado do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Confira o ofício:

Foto: Reprodução

Vale destacar que a decisão é provisória e cabe recurso. Ainda há uma indefinição se Robinson de Castro deve se afastar imediatamente ou se segue no comando do clube até a decisão final da justiça.

Departamento jurídico do Ceará se posiciona

Em contato com o Blog do Kempes, o diretor jurídico do Ceará, Dr. Anacleto Figueiredo Neto, afirmou que o clube vai recorrer da sentença proferida pelo Desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, da 4ª Câmara Direito Privado do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará e garantiu ainda que o atual presidente Robinson de Castro vai seguir na presidência, conforme o estatuto clube no artigo 51 incisos 5 e 6.

§ 5° A Diretoria Executiva eleita e empossada, passará a exercer, durante o período do seu mandato que é de 03 (três) anos, todos os poderes que lhe são conferidos pelo presente Estatuto.
§ 6° Concluído o período de 03 (três) anos de gestão, estará concluído o mandato da Diretoria Executiva, mas, enquanto não ocorrer, por qualquer motivo a eleição e posse de nova Diretoria os membros da anterior, ora findante, permanecerão respondendo efetivamente pelos cargos respectivos no pleno exercício de suas funções e responsabilidades asseguradas todas as faculdades de gerir e deliberar, como tal para assegurar a continuidade da administração do Clube.

Entenda o caso

Robinson de Castro está na diretoria Alvinegra desde 2008, quando foi 2º vice-presidente de Evandro Leitão. Em 2015, veio o primeiro mandato como presidente. Em 2021, o atual presidente se candidatou para tentar o terceiro mandato.

Contudo, a oposição alega que, de acordo com o estatuto do clube, que sofreu alteração em 2015, só é possível dois mandatos consecutivos. A chapa “Priorizando nosso amor, o futebol”, que teve Paulo Vasconcelos como candidato, acionou a Justiça, pedindo invalidação do pleito e a exclusão da chapa. Desde de então, o processo corre nos meios judiciais.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo