Flamengo

Novo técnico do Flamengo, Sampaoli possui fama de ‘tiro curto’ por clubes brasileiros; relembre

Novo técnico do Flamengo, Sampaoli possui fama de 'tiro curto' por clubes brasileiros; relembre
Foto: Divulgação/Twitter Atlético-MG

Depois de desistir de esperar por Jorge Jesus, o Flamengo anunciou, nesta última sexta-feira, a contratação de Sampaoli. O técnico, que estava livre no mercado após deixar o Sevilla, da Espanha, assinou com o time carioca até dezembro de 2024. O Rubro-Negro será o terceiro clube brasileiro do técnico argentino, que já dirigiu Santos e Atlético-MG.

+ Flamengo anuncia a contratação de Jorge Sampaoli

+ Gabigol completa 10 jogos sem marcar gol, maior jejum desde que chegou ao Flamengo

Nas duas passagens, Jorge Sampaoli não conseguiu ser longevo. Em ambos os clubes, o treinador não passou da marca de 65 jogos, apesar do aproveitamento positivo. Agora no Flamengo, o argentino terá a missão de colocar o time carioca nos trilhos depois de alguns fracassos desde o início da temporada.

Em 2019, no Santos, primeiro time que trabalhou no Brasil, Sampaoli esteve na beira do campo em 65 partidas, sendo 35 vitórias, 15 empates e 15 derrotas, um aproveitamento de 61,5%. À frente da equipe da Vila Belmiro, o treinador conseguiu um feito inédito no Brasileirão: a maior pontuação da história do clube desde 2006. Na edição, o Peixe foi vice justamente para o Flamengo de Jorge Jesus.

Apesar do bom desempenho no Campeonato Brasileiro, Sampaoli deixou a desejar nas competições de mata-mata e acumulou três eliminações: para o Atlético-MG nas oitavas de final da Copa do Brasil, para o River Plate, do Uruguai, na primeira fase da Copa Sul-Americana, e para o Corinthians na semifinal do Paulistão.

A relação desgastada com o presidente da época José Carlos Peres, a noção de que o Santos não poderia fazer muitos investimentos em 2020 e a preocupação com a montagem do elenco foram alguns dos motivos que fizeram o argentino pedir demissão do time santista.

No Atlético-MG, em 2020, Sampaoli comandou a equipe em 44 partidas, sendo 25 vitórias, nove empates e 10 derrotas, um aproveitamento de 64%. Conquistou o Campeonato Mineiro daquele ano e terminou o Brasileirão em terceiro lugar, classificando o Galo de maneira direta na fase de grupos da Libertadores.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube.

O argentino chegou a iniciar processo de renovação com o Atlético, mas as conversas foram interrompidas pelo treinador, que na época tinha proposta para assumir o Olympique de Marselha, clube que dirigiu entre 2021 e 2022.

Além de Santos, Galo, Olympique e Sevilla, Jorge Sampaoli também acumula passagens pela Universidade de Chile, pelas seleções do Chile e da Argentina. Como treinador, conquistou: Copa América (2015), Copa Sul-Americana (2011), Torneio Apertura (2011 e 2012), Torneio Clausura (2011) e, como mencionado, Campeonato Mineiro (2020).

Agora, anunciado pelo Flamengo, Sampaoli deve embarcar rumo ao Brasil no próximo sábado. A expectativa é que o treinador já esteja na beira do gramado na partida contra o Ñublense, na próxima quarta-feira (19), no Maracanã, válida pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo