Z - Futebol Agência ENM

O bom filho à casa torna? Agüero volta à Espanha, onde viveu alguns dos melhores momentos da carreira

Foto: divulgação La Liga e Barcelona

Argentino foi campeão Mundial Sub-20 e Olímpico no período em que defendeu as cores do Atlético de Madrid; no clube Colchonero, atacante conquistou seus únicos títulos continentais até o momento – a Liga Europa e a Supercopa da UEFA

Tido como um dos melhores atacantes que já vestiram as camisas de Independiente-ARG, Atlético de Madrid e Manchester City, Sergio ‘Kun’ Agüero enfim está de volta à LaLiga. Enquanto fazia história pelo Atleti entre 2006 e 2011, o artilheiro viveu também ótimos momentos defendendo seu país – e justamente ao lado de um tal de Lionel Messi. Por falar no gênio Blaugrana, ele será companheiro de Agüero pela primeira vez em um clube: o FC Barcelona, que anunciou a contratação do jogador nas redes sociais na manhã desta segunda-feira (31).

Revelado pelo Independiente, da Argentina, em 2003 – depois de passar seis temporadas nas categorias de base do clube Rojo -, Agüero logo chamou a atenção de clubes da Europa, dentre eles o Atlético de Madrid, que o contratou para a campanha de 2006/2007. Onde apesar de poucos lampejos de brilho, fazendo mais uma fase de transição, o argentino ganhou ‘cancha’ e foi fundamental para duas importantes conquistas com a seleção argentina: a Copa do Mundo FIFA Sub-20 em 2007 e a medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, marcando diante do Brasil nas semifinais olímpicas e na decisão mundial sobre a República Tcheca.

Ao mesmo tempo, Agüero começava a deslanchar com a camisa Rojiblanca, principalmente quando formou dupla com o uruguaio – e ídolo Colchonero – Diego Forlán. Em 2007/2008, logo em sua segunda temporada na LaLiga, o argentino já terminou a principal competição nacional (LaLiga Santander) em terceiro na artilharia, com 19 gols marcados, ajudando o Atlético de Madrid a retornar à Liga dos Campeões depois de nada menos que 12 anos longe. O clube, na ocasião, terminou em quarto lugar, sua melhor colocação desde o título em 1995/1996.

Suprindo a ausência de ninguém menos que Fernando Torres, o argentino logo ganhou espaço no coração dos torcedores, principalmente depois de uma importante vitória por 4-2 sobre o FC Barcelona, em que Agüero teve atuação de destaque – com dois gols e uma assistência. Foi quando, na temporada seguinte, Sergio foi fundamental no torneio continental, retornando da conquista Olímpica com a Argentina para classificar o Atleti no duelo diante do Schalke 04. A temporada 2008/2009, no entanto, não viu o clube ir muito longe na competição, mas registrou mais 17 gols na conta de Agüero, que terminou muito bem na LaLiga.

Foi quando, na temporada 2009/2010, após passar pela fase preliminar com duas vitórias sobre o Panathinaikos, o Atlético estava na fase de grupos da Champions. Num difícil grupo, que contava com times como Chelsea e Porto – que havia eliminado os Colchoneros do torneio na temporada anterior -, o clube de Madrid acabou ficando com a terceira colocação, fato que lhe garantiu vaga na Liga Europa. Justamente onde conquistou seu primeiro título pelo clube (e o primeiro do clube neste torneio), após a vitória por 2-1 sobre o Fulham, em duelo realizado em Hamburgo no dia 12 de maio de 2010. Posteriormente, Agüero conquistou mais uma taça europeia com o Atlético, a Supercopa da UEFA.

Foto: divulgação

Depois de fazer história com o Atlético, conquistando seus então únicos títulos continentais em toda a carreira, o artilheiro argentino acertou sua ida ao Manchester City – onde, nas últimas temporadas, passou a ser comandado por outra lenda da LaLiga: Pep Guardiola. Conquistando diversos títulos nacionais, 15 no total, Agüero se despediu dos Citzens após o vice-campeonato da Liga dos Campeões. Competição que tentará conquistar, agora, ao lado do compatriota Lionel Messi no Barça. Além, é claro, de buscar sua primeira taça na já citada LaLiga Santander.

+Domínio europeu: La Liga continua com o maior número de títulos dos principais torneios da UEFA

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo