Futebol Internacional

O bom filho a casa torna: Xavi é o novo treinador do Barcelona

Xavi será o novo técnico do Barcelona
Foto: Alex Caparros/Getty Images

Após especulações sobre quem assumiria o comando técnico do Barcelona, o ex-jogador Xavi aceitou o projeto e será treinador do clube, a confirmação foi dada pelo clube Al-Sad pelas redes sociais. O clube catalão pagou a multa recisória de €5M para o do Catar, em que ele comandou desde 2019. Xavi chega para substituir Ronald Koeman, também uma lenda catalã, autor do gol da primeira Champions do Barcelona, que foi demitido após a derrota diante do Rayo Vallecano por 1 a 0. Sergi Barjuan, treinador do Barça B, havia assumido como interino depois da saída de Koeman.

Essa não é a primeira vez que Xavi esteve em negociações para comandar o Barcelona. Logo após a demissão de Ernesto Valverde do cargo em 2019, o clube tentou traze-lo para o time, mas por desconfianças com a diretoria da época, Xavi optou por esperar e recentemente afirmou estar aberto para essa nova oportunidade.

+ Fim da linha: Barcelona anuncia demissão de Ronald Koeman

Em uma carreira longa e vitoriosa, Xavi Hernández foi formado nas categorias de base do Barcelona até fazer sua estreia pelo time profissional em 1998 aos 18 anos. Ao todos, foram 767 partida oficiais, o segundo maior com a camisa culé, atrás apenas de Messi e venceu 25 títulos, incluindo oito campeonatos espanhóis e quatro Champions, além de 85 gols. Mesmo em um time histórico e muito coletivo, Xavi foi finalista para o prêmio de melhor jogador do mundo uma vez pela FIFA e duas pela bola de ouro e se aposentou do futebol em 2015, vencendo a tríplice coroa com o Barcelona.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

O catalão de 41 anos também fez história pela seleção espanhola, ganhando uma copa do mundo sub-20, medalha de prata nas olímpiadas de 2000, Na época de ouro da Espanha, Xavi foi um dos principais jogadores das conquistas de duas eurocopas e da copa do mundo de 2010, inclusive sendo eleito o melhor jogador da euro de 2008. Desde 2019 ele treina o Al-Saad do Catar e conquistou sete títulos, entre eles a Supercopa do Catar, duas vezes a Copa do Catar e o bicampeonato da Copa do Emir.

Com o seu futebol de controle de jogo, grande visão, frieza e domínio da bola, Xavi encantou durante a era mais brilhante do Barcelona e Espanha, estando no Ballon d’Or Dream Team, selecionado pela France Football como o maior time de todos os tempos. Com o DNA de La Másia, Xavi deve seguir o estilo deixado por Cruyff e Guardiola que se tornou filosofia do clube e com certa experiência como técnico, o torcedor culé espera viver novos dias e ter boas projeções futuras em Barcelona.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo