Os últimos anos foram sofridos para o torcedor do Vasco. Se 2023 terminou com requintes de crueldade, mesmo com um aporte milionário da 777 Partners, a esperança é que o ano que se inicia venha com resultados melhores. Embora ainda seja complicado sonhar com grandes títulos, a reestruturação continua. E o vascaíno pode ter a confiança de que o time alçará voos maiores como parte do processo.
Uma das renovações mais pedidas pelo Cruzmaltino aconteceu. O técnico Ramón Díaz, que inicialmente tinha contrato até o fim do ano, acertou seu vínculo até dezembro de 2025. A medida deve ser vista com bons olhos. A continuidade do trabalho é um conceito que deve ser cada vez mais normalizado no futebol brasileiro, onde trocas de treinadores são constantes e impedem a assimilação de ideias a longo prazo.
Ramón pegou o Vasco na vice-lanterna, ficando na última posição em seu jogo de estreia. Conseguiu transformar o Cruzmaltino no 7º melhor clube da competição no segundo turno. Em meio a erros e acertos, contando com a ajuda de reforços, o treinador conseguiu dar um jeito para o time dentro de campo, mas talvez sua maior intervenção tenha sido fora dele. A insistência no lema “no va a bajar” (“não vai cair”) e a declaração, em seus primeiros dias, que o psicológico dos atletas precisavam ser trabalhados demonstram a linha que o argentino seguiu. Com um time renovado, resta ver se Ramón corresponderá ao que se espera dele, ou se as alternativas táticas são limitadas.
+ Vasco anuncia renovação de contrato com o técnico Ramón Díaz
+ Comissão técnica do Vasco vai acompanhar de perto as promessas na Copinha
A permanência de jogadores que foram chave na recuperação também agregará. Vegetti tem contrato até o meio do ano e o Vasco pode pensar em sua renovação. Paulo Henrique e Maicon também permanecerão. Conversas com Praxedes e Zé Gabriel por permanências estão avançadas. E reforços, como Junior Alonso e Kuscevic, já estão no radar. João Victor chega como primeira novidade e a barca já está sendo montada. Sebástian Ferreira, Robson Bambu, Gabriel Dias, Alex Teixeira, Laranjeira e Riquelme não farão parte do elenco em 2024.
Confira o calendário do início do ano
O Vasco anunciou que fará sua pré-temporada do ano que vem em Punta del Este, no Uruguai, no torneio Série Rio de la Plata. A equipe jogará em 18 de janeiro contra o San Lorenzo, da Argentina, e 21 do mesmo mês contra o Deportivo Maldonado, do Uruguai.
O Campeonato Carioca começa em 17 de janeiro e seguirá o mesmo formato dos anos anteriores. O primeiro adversário do Vasco será o Boavista. Confira a ordem dos clássicos na primeira fase da competição:
Vasco x Flamengo – 6ª rodada – 4/2*
Fluminense x Vasco – 8ª rodada – 14/2*
Botafogo x Vasco – 9ª rodada – 18/2*
* As datas mostram apenas os fins de semana reservados para os jogos e podem sofrer alterações.
O clube carioca também está confirmado para a Copa do Brasil 2024, estreando na primeira fase da competição. A data reservada para o início da competição é 21 de fevereiro. O Campeonato Brasileiro está previsto para começar em 14 de abril.
Para saber mais sobre o Vasco, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.