Para Odair Hellman, o Fluminense merecia ter saído vencedor do Maracanã, neste domingo. O comandante citou a qualidade do rival rubro-negro, mas lamentou as oportunidades perdidas pelo Tricolor e pelos contra-ataques cedidos, que culminaram na vitória do Flamengo por 2 a 1 – no primeiro jogo da final do Campeonato Carioca.
– Na minha modesta opinião, o Fluminense mostrou superioridade nos dois tempos. Tomou dois gols quando estava melhor no jogo, os dois tempos. Criamos mais oportunidades que o Flamengo, e eles conseguiram fazer o gol da vitória no contra-ataque de uma bola parada nossa, que a gente acabou não matando a jogada. Eles tem muita qualidade, você não pode dar nenhuma oportunidade. Se tivesse um resultado justo… é que futebol você tem que botar para dentro. Como a gente não colocou mais que o adversário, eles estão com a vitória. Mas na justiça do jogo, e na minha visão, era para pelo menos empate. Se tivesse que sair algum vencedor, seríamos nós, pela produção, pela parte ofensiva que tivemos, pelo número de oportunidade que tivemos.
Os instantes finais de partida foram de tensão. Gabigol acabou expulso ao receber segundo amarelo por desentendimento no momento de uma substituição. Também houve protesto no lado Tricolor pelos três minutos de acréscimos em um jogo de várias mexidas. O clima pesado se estendeu após o apito final, motivando uma conversa entre Odair Hellmann e Jorge Jesus à beira do campo. O comandante do Fluminense ficou na bronca com o banco flamenguista:
– Na outra vez, eles comentaram a respeito dos três minutos. Praticamente 10 substituições, três minutos no outro jogo e três agora. Fui só comentar isso, mas aí houve desrespeito de um membro da comissão técnica do Flamengo. E da mesma forma que o Diego e que os jogadores pediram que tivéssemos calma, respeito, e falei para eles que iam nos respeitam, que iam respeitar o Fluminense, que ele não ia falar o que ele falou. Então segue, fica dentro do campo, e da próxima vez, que ele tenha respeito, porque se não, não fica bacana para o esporte e para o grande jogo que foi.
Com poucos dias de treino, o Fluminense enfrentou uma maratona de cinco jogos em duas semanas. Ciente da exigência física de seus comandados, Odair parabenizou o desempenho dos atletas nos últimos dois encontros com o Flamengo.
– Mostra que estamos fazendo um grande campeonato, uma grande final. Quero parabenizar os jogadores pela postura, pelo empenho. Não é fácil fazer essa sequência, mas o que eles estão produzindo em termos físicos é excepcional, e a cada jogo estamos evoluindo na parte tática e na parte técnica. A final está em aberto, que nós possamos recuperar, porque o segundo jogo vai ser ainda mais difícil para a gente na parte física. Vamos buscar fazer mais do que fizemos nesses dois jogos para dar o título para o nosso torcedor.
Fluminense e Flamengo voltam a campo na próxima quarta-feira, no Maracanã. Uma vitória do Tricolor por um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis.