Automobilismo
Onde estava o grid atual da Fórmula 1 na estreia de Alonso?
Sua estreia foi em 2001 na equipe italiana Minardi e 20 anos depois Alonso é o segundo piloto mais experiente no grid. Dessa forma, onde estavam os jovens que agora competem na Fórmula 1 naquele 4 de março, na primeira corrida do espanhol em Melbourne?
— Continua depois da publicidade —
Fernando Alonso se tornou o segundo piloto com mais largadas na história da Fórmula 1. No confuso GP da Bélgica desta temporada, cancelado após quatro voltas por causa da chuva, o Príncipe das Astúrias chegou às 326 corridas na carreira.
O piloto da Alpine ultrapassou Rubens Barrichello na lista, e agora está atrás apenas de Kimi Raikkonen, hoje na Alfa Romeo, que soma 344, e aumentará essa marca até sua aposentadoria no final da temporada.
Sua estreia foi em 2001 na equipe italiana Minardi, e 20 anos depois, Alonso é o segundo piloto mais experiente no grid. Dessa forma, onde estavam os jovens que agora competem na Fórmula 1 naquele 4 de março, na primeira corrida do espanhol em Melbourne?
Praticamente recém nascidos
Começando por aqueles que nem sabiam o que era o automobilismo. O mais jovem do grid é Yuki Tsunoda, que na época tinha apenas 10 meses de vida! Sua carreira profissional no kartismo só iria começar nove anos depois do GP de Melbourne de 2001.
Outros pilotos que ainda estavam há pouco tempo no mundo, Lando Norris e Mick Schumacher tinham apenas um ano de vida. E no caso de Mick, podemos imaginar que sua família estava comemorando, até porque seu pai venceu a corrida na Austrália em 2001 pela Ferrari.
Esse é o caso também do jovem Max Verstappen com seu pai, Jos Verstappen, que competiu com a Arrows e acabou a corrida em 15º. A diferença é que Max, ainda aos quatro anos de idade, já começou a correr no kart, um dos mais jovens a começar entre os atuais pilotos do grid.
Ainda nessa faixa de idade, Charles Leclerc tinha três anos e só competiria no kart em 2005. Já Lance Stroll, George Russell e Esteban Ocon iriam todos começar apenas em 2006. O canadense, em 2001, tinha apenas dois anos, o inglês três, e o francês já tinha quatro anos. Outro que ainda era muito jovem, mas demoraria bem mais tempo para adentrar nas competições, é Nikita Mazepin. O russo tinha dois anos na estreia de Alonso, mas começou no kartismo apenas em 2011.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
Avançando nas idades
Partindo para alguns pilotos mais velhos ou “experientes”, Nicholas Latifi também era muito jovem, com apenas cinco anos de idade, porém ele é um dos pilotos do atual grid que mais demorou para começar sua carreira. Apenas em 2009, quando já tinha 13 anos, o canadense iniciou nas corridas de kart.
Nessa faixa etária, Carlos Sainz Jr e Pierre Gasly tinham seis e cinco anos respectivamente, e os dois começaram no kart praticamente no mesmo período, em 2006.
Quem destoa, aos sete anos, é Antonio Giovinazzi, da Alfa Romeo. Quando o Príncipe das Astúrias estreou em Melbourne, o italiano já tinha começado a competir nacionalmente no kart em 2000. Em 2006, enquanto a maioria começava a correr, Giovinazzi conquistou seu primeiro troféu na WSK Euro.
Os experientes
Chegando aos mais velhos do grid, são aqueles que na estreia de Alonso já tinham alguma experiência nas competições de kart. O trio que tinha a mesma idade, 11 anos naquele tempo, é composto por Daniel Ricciardo, Sérgio Perez e Valtteri Bottas.
Entre eles, o que mais demorou para começar no automobilismo foi o finlandês, mesmo estreando no kart no mesmo ano de Alonso na F1. Por outro lado, Pérez já estava nas pistas aos seis anos, em 1996, e Ricciardo aos nove, em 1998, e já colecionavam competições até 2001.
A dupla Sebastian Vettel e Lewis Hamilton também já estava com as carreiras bem adiantadas enquanto o Príncipe das Astúrias pilotava seu Minardi. O tetracampeão do mundo começou no kart aos três anos de idade, e na altura de 2001, já tinha seus troféus e um acordo com o time de jovens pilotos da Red Bull.
Já o heptacampeão da Fórmula 1, Sir Lewis Hamilton, estava começando a competir na Fórmula Renault britânica em 2001. Três anos antes, em 1998, tinha assinado seu contrato no sistema de desenvolvimento de pilotos da McLaren, mesma equipe que defenderia em 2007, ao lado de Alonso.
E… Kimi Raikkonen
O mais velho do atual grid da Fórmula 1, com 41 anos, Raikkonen estava naquele grid junto com Fernando Alonso. Na realidade, estava até melhor. Correndo pela Sauber, parceiro de Nick Heidfeld, o finlandês conseguiu pontuar em sua estreia, enquanto Alonso ficou em 12º.
Raikkonen, naquela temporada, conseguiu nove pontos durante todo o campeonato, em uma época que apenas os seis primeiros da corrida pontuavam. Enquanto isso, Fernando Alonso na Minardi ficou empatado com muitos outros pilotos sem pontos durante 2001.
Hoje, ambos continuam na Fórmula 1, apesar de alguns hiatos nos últimos anos e o recente anúncio de aposentadoria de Kimi Raikkonen. Diferente de suas estreias, 20 anos atrás, Alonso na Alpine vai conseguindo pontuar mais e é 11º no Campeonato de Pilotos, enquanto Kimi na Alfa Romeo é o 17º. E o Príncipe das Astúrias terá mais uma chance de aumentar o número de largadas e a distância de pontos para o finlandês no domingo (5), em Zandvoort, nos Países Baixos.