Automobilismo

Três pilotos podem superar o número de grandes prêmios de Kimi Räikkönen na Fórmula 1

Foto: Reprodução/Twitter @F1

A semana da Fórmula 1 trouxe como grande notícia a aposentadoria de Kimi Räikkönen da categoria ao final da temporada. O finlandês que está na F1 desde 2011, com uma pausa de dois anos em 2010 e 2011, tendo defendido cinco escuderia ao todo, vai deixar as pistas tendo como maiores conquistas o título mundial de 2007 pela Ferrari e o recorde de grandes prêmios disputados.

Ao todo, Kimi Räikkönen disputou 344 corridas na Fórmula 1 e na temporada passada superou o brasileiro Rubens Barrichello, que esteve presente em 326 provas. Porém, esse recorde não deve permanecer muito tempo nas mãos do campeão mundial de 2007. Isso porque três pilotos que ainda estão em atividade devem superar o finlandês nas próximas temporadas, mesmo ele tendo mais 11 etapas a disputar e fechar a sua participação na categoria com 355 grandes prêmios.

Quem pode superar Kimi Räikkönen em números de GPs:

Sebastian Vettel

Estando na oitava colocação da lista de pilotos que mais disputaram provas na Fórmula 1, Sebastian Vettel tem atualmente 270 GPs disputados. Aos 34 anos, o alemão que é tetracampeão mundial vive um momento longe do seu auge, mas se reencontrou na categoria ao acertar com a Aston Martin para esta temporada.

Porém, uma carreira mais longa na categoria dependerá do seu desempenho. Sebastian Vettel firmou contrato com a Aston Martin apenas para 2021, mas como vem tendo bom desempenho, esse vínculo poderá ser renovado. Porém, por enquanto, nada foi anunciado pelo piloto e nem pela equipe.

Lewis Hamilton

Pulverizando recordes na Fórmula 1, Lewis Hamilton ainda está longe de Kimi Räikkönen, pois disputou ao todo 278 provas. Mas aos 36 anos, o inglês sonha em aumentar seus números na categoria e isso passar por mais temporadas disputadas e o heptacampeão mundial já tratou de se garantir no grid ao renovar seu contrato com a Mercedes por mais dois anos.

Com a organização da Fórmula 1 trabalhando para que o calendário das temporadas ter mais do que 20 corridas, isso poderia ser um facilitador para Hamilton alcançar o número de grandes prêmios do finlandês. Porém, ele precisaria ser tão longevo na categoria como é Kimi Räikkönen e seguir correndo até a casa dos 40 anos.

Fernando Alonso

E quem já atingiu essa casa e é o mais próximo de ameaçar o recorde de Kimi Räikkönen é Fernando Alonso. Aos 40 anos, o espanhol já se igualou a Rubens Barrichello tendo disputado 326 grandes prêmios. Com isso, ele está 18 GPs atras do finlandês, mas com um ponto a seu favor. O bicampeão mundial já renovou seu contrato com a Alpine para 2022.

Assim como Kimi Räikkönen, Fernando Alonso chegou a ficar afastado da categoria por dois anos, em 2019 e 2020, mas isso não o impediu de ser um dos pilotos com mais corrida na Fórmula 1. O Príncipe das Astúrias foi quem ganhou dois títulos mundiais (em 2005 e 2006), que antecederam a conquista do finlandês em 2007.

A próxima corrida que o quarteto disputará será o grande prêmio da Holanda, será neste domingo (5), às 10h.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo