Nesta última quarta-feira (19), o Coritiba acertou os últimos detalhes com Antônio Carlos Zago e ele se tornará o novo técnico do Coritiba. Apesar de todas as informações dizendo que está tudo acertado, o Coxa ainda não anunciou seu novo comandante, mas já está tudo bem encaminhado.
+ Antônio Carlos Zago é o novo treinador do Coritiba
Zago chega para resolver diversos problemas deixados por António Oliveira do Coritiba. O português foi demitido na última segunda, após uma derrota humilhante por 3 a 0 para o Flamengo na estreia do Brasileirão.
Com António Oliveira no comando, o Coritiba foi eliminado nas quartas do Paranaense de forma vergonhosa para o Cascavel e por muito pouco não foi eliminado para o Criciúma na 2ª fase da Copa do Brasil. Nos números, o português disputou 17 jogos, com sete vitórias, sete empates, três derrotas, 21 gols marcados e 17 gols sofridos, sendo 13 nas últimas seis partidas.
Além do péssimo desempenho recente, António Oliveira viu diversos atletas que se destacaram na última temporada, com Guto Ferreira, não jogarem no mesmo nível ou até não receberem oportunidades, alguns exemplos desses dois casos são: Natanael, Jesús Trindade e Bruno Gomes, todos titulares e peças fundamentais em 2022, antes da sua chegada.
O lateral-direita segue sendo o titular da equipe, porém vem sendo duramente criticado pela torcida alviverde por causa das suas performances ruins, no ataque e defesa. Trindade e Bruno formaram a dupla de volantes que salvou o Coritiba do rebaixamento na última temporada, mas nesta temporada o uruguaio ganhou poucas chances com o português e o camisa 6 demorou bastante para engrenar. António também teve esses mesmos problemas com outros atletas, o próprio Alef Manga, principal estrela do Coxa, teve um começo lento na temporada e apenas embalou após o jogo contra o Criciúma.
Graças a todos esses problemas, António Oliveira foi demitido e no seu lugar o Coritiba anunciará o treinador Antônio Carlos Zago, que apresenta um histórico interessante para melhorar o Coritiba.
Antes da escolha de Zago para a vaga de técnico, o Coritiba tinha três nomes na sua lista final: Zé Ricardo, Roger Machado e Antônio Carlos Zago. O primeiro ainda não tem um bom trabalho na carreira e teve uma péssima passagem pelo Shimizu S-Pulse, da segunda divisão do futebol japonês, recentemente, enquanto o segundo não faz um bom serviço desde sua passagem pelo Grêmio, em 2016.
Logo, a melhor opção claramente é Antônio Carlos Zago, que fez bons trabalhos no Bolívar, da Bolívia, e no Bragantino, em 2019. Apesar da sua pouca experiência no futebol brasileiro, o ex-jogador demonstrou nos seus últimos serviços bons desempenhos.
Para saber tudo sobre o Coritiba, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Com a chegada de Zago, o Coritiba deve ter melhoras significativas em todos os setores. Nos seus últimos trabalhos, ele mostrou ter boas defesas, que sofrem poucos gols, ataques bem participativos, que marcam vários gols, e equipes no geral que gostam de ter a bola.
No geral, a escolha da demissão de António Oliveira e a chegada de Antônio Carlos Zago foi muito bem feita, não havia mais clima para o português depois de tantos erros e Zago chega com um entendimento de quase todos que ele era o melhor nome no mercado.
A única crítica é o timing, o Coritiba passou por um mês inteiro de treinos com António e ali seria o melhor momento para demiti-lo, porém a diretoria optou por manter ele e agora está pagando o preço. Para a sorte dos responsáveis, ainda há tempo para resolver essa bagunça deixada pelo português.