Corinthians

Opinião: Fernando Lázaro tem se mostrado um grande acerto do Corinthians

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians.

O Corinthians venceu o Botafogo-SP na noite deste domingo (5) e mostrou que a efetivação de Fernando Lázaro é um grande acerto da temporada corintiana. Apesar das atuações fora de casa serem a grande pedra no sapato da equipe de Lázaro — mas que, na verdade, é um problema crônico do Corinthians nos últimos anos —, a equipe do técnico recém efetivado tem solidez, organização e personalidade — as digitais de Fernando já aparecem na equipe.

Outra grande marca deste trabalho é a potencialização de atletas. Diferente do ano passado, Adson e Róger Guedes são dois jogadores que têm atuado de outra forma. Adson deixou de ser um simples “ponta” e passou a ser uma das peças mais importantes do ataque alvinegro, atuando de maneira mais central, com mais mobilidade e liberdade para jogar. Já Guedes tem sido o “segundo homem” do ataque, junto com Yuri Alberto. Róger já coleciona 4 gols e uma assistência em 6 jogos na temporada e é um dos principais jogadores da equipe até aqui. O atleta jogou todas as partidas do Timão na temporada, algo diferente do último ano com Vitor Pereira, que aplicava o famoso “rodízio” no elenco — fator que incomodava muito RG.

Mas a boa fase do atacante tem explicação: o bom trabalho da comissão técnica corintiana. Thiago Larghi, auxiliar-técnico de Fernando Lázaro, foi um dos responsáveis pelo excelente desempenho de Róger naqueles 6 meses de muitos gols do atacante no Atlético-MG, em 2018, e parece fazer novamente o que fez há 4 anos atrás: potencializar o jogador.

Além dele, jogadores como Renato Augusto, Fagner e o tão criticado Roni têm atuado com maestria e foco nos jogos. Falar de Renato e Fagner é chover no molhado, por isso gostaria de comentar a respeito do volante, que foi titular no jogo de domingo contra o Botafogo e, nos jogos até aqui, contribuiu muito em todos eles. O jogador melhorou a saída de bola, o controle com a bola nos pés e a marcação, tanto que cumpriu a função de primeiro volante em alguns momentos.

O Timão está com 100% de aproveitamento dentro de casa e quebrou um tabu de 6 anos sem vencer o São Paulo no Morumbi. Ao que parece, o bom trabalho do técnico alvinegro não fica só no desempenho dentro das quatro linhas, ele também é visto nos números e resultados. A equipe lidera o Grupo C com folga, com 13 pontos, e almeja a liderança geral do Paulistão 2023.

Cabe a nós, da imprensa, criticar quando necessário, mas também reconhecer os pontos positivos quando há um excelente trabalho sendo feito, como é o caso. Além de que é necessário tempo de adaptação para que as expectativas sejam atingidas, e é isso que todos nós — imprensa, torcedores e diretoria — devemos respeitar: o tempo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo