Com um time alternativo em campo, o Brasil foi derrotado por 1 a 0 por Camarões, na última rodada da fase de grupos, e perdeu a invencibilidade na Copa do Mundo do Qatar. A opção de Tite por não escalar a equipe titular foi motivada pelas recentes lesões e pela proximidade dos jogos, porém, quase trouxe um grande prejuízo para a sequência da Seleção no torneio.
+ No milésimo jogo de Messi, Argentina enfrenta a Austrália pelas oitavas da Copa
Bastava mais um gol da Suíça sobre a Sérvia e o Brasil ficaria com o segundo lugar do Grupo G. Os suíços empatariam no saldo de gols e levariam vantagem nos gols pró. Além do vexame, o vice no grupo levaria a Seleção pra chave considerada mais complicada, que tem, por exemplo, Portugal, Espanha, França e Inglaterra.
Já sem poder contar com os lesionados Neymar, Danilo e Alex Sandro, Tite promoveu a estreia no time titular de quase todos os jogadores do elenco. De todas as opções, Pedro, Everton Ribeiro e Weverton, os três que atuam no futebol brasileiro, foram os únicos que mais uma vez começaram no banco de reservas.
Dos onze que iniciaram a partida desta sexta, apenas Militão e Fred já haviam sido titulares. Por outro lado, Bruno Guimarães, Alex Telles, Rodrygo, Antony, Martinelli e Gabriel Jesus, chegaram a entrar durante o segundo tempo das duas primeiras partidas, contra Sérvia e Suíça.
Em campo, um Brasil sem liga e sem compromisso com o resultado viu Camarões marcar aos 47 do segundo tempo e levar os três pontos. Com o resultado, o time brasileiro perdeu a chance de terminar a primeira fase com 100% de aproveitamento, feito que não foi atingido por nenhuma seleção na atual edição da Copa.
Além de quase complicar o futuro brasileiro na competição, a derrota se tornou uma mancha na passagem de Tite pela Seleção. Isso porque, desde 1998, quando era comandado por Zagallo, o Brasil não perdia na fase de grupos da Copa. Na ocasião, a Canarinho foi derrotada por 2 a 1 pela Noruega, em duelo também válido pela terceira rodada.
Para saber tudo sobre a Copa do Mundo – Qatar 2022, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
Apesar do susto, o Brasil ficou com a liderança e, agora, enfrentará a Coreia do Sul nas oitavas de final da Copa do Mundo. A partida acontece na próxima segunda-feira (05), às 16h (horário de Brasília), no Estádio 974.