O tricolor fez uma boa campanha no Gauchão 2022 e conseguiu ser campeão do estadual mesmo estando na segunda divisão. Apesar do começo ter sido responsabilidade de Vagner Mancini, que conquistou vitórias, o trabalho de Roger demonstra ter engrenado e o treinador parece ter compreendido como o Grêmio consegue jogar.
‘Consegue’ é a palavra importante aqui, pois Mancini utilizava um esquema mais ofensivo, que contava com a qualidade de seus volantes para defender-se integralmente, coisa que não deu certo no fim do Brasileirão. Felipão compreendeu as dificuldades do Grêmio e montou um sistema completamente defensivo para evitar derrotas.
Roger Machado parece ter desenvolvido um meio termo entre as duas táticas para o time do Grêmio, um esquema dentro das capacidades ofensivas do grupo, mas que também preza por um meio-campo sólido e com base defensiva.
Para saber tudo sobre o Grêmio, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
O Grêmio marca no campo de defesa do adversário com seus atacantes, mas mantém o time recuado e uma linha forte no meio-campo para contra-ataques rápidos. É um estilo de jogo capaz de utilizar a velocidade dos seus pontas e a marcação forte dos volantes, como Lucas Silva e Villasanti.
Com essa mescla de táticas, a equipe pode alterar entre ataque e defesa sem comprometer nenhum dos dois. É um modo de trazer consistência ao Grêmio para que ele se torne um time mais estável e busque resultados com mais facilidade, sem se prender apenas a um estilo de jogar futebol.