Abdulmanap Nurmagomedov, pai e treinador de Khabib Nurmagomedov, campeão dos pesos-leves e um dos maiores nomes da história do UFC, não resistiu às complicações por conta do coronavírus. Aos 57 anos, o russo faleceu nesta sexta-feira (3) em Moscou, capital da Rússia. A informação é do site RT.com.
A luta de Abdulmanap contra a doença começou ainda em abril, na República Russa de Daguestão, onde mora. Após ser diagnosticado com uma pneumonia e se recusar a fazer o teste para coronavírus, o quadro do treinador se agravou e ele foi levado para Moscou, onde foi testado positivo para a Covid-19.
O russo ainda sofreu um ataque cardíaco por conta da doença e foi colocado em coma induzido. Abdulmanap chegou a acordar, mas infelizmente não resistiu e faleceu nesta sexta-feira.
Abdulmanap foi treinador de Khabib Nurmagomedov durante toda a carreira do filho. Mestre na arte russa de sambo e wrestling, ele era considerado um dos maiores técnicos do UFC e do MMA, consequentemente.
A morte do pai e treinador de Khabib Nurmagomedov gerou enorme comoção entre os profissionais do UFC. Atual campeão interino peso-leve, o norte-americano Justin Gaethje deixou uma mensagem de solidariedade ao lutador.
– Estou de coração partido ao ouvir as notícias sobre a lenda Abdulmanap Nurmagomedov. Sinto muito, Khabib. Seu pai partiu com o coração cheio de orgulho, sabendo que você seguirá carregando seu legado – disse Gaethje.
Presidente do UFC, Dana White também utilizou as redes sociais para se solidarizar com a perda de Khabib.
Por problemas envolvendo visto para entrar nos Estados Unidos, Abdulmanap não pôde acompanhar as lutas do filho no UFC no país. A única vez em que ele esteve presente, foi em setembro do ano passado, quando Khabib Nurmagomedov venceu Dustin Poirier, em Abu Dhabi, defendendo e unificando o cinturão peso-leve da organização.
Siga o perfil do Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook