Os Jogos Pan-Americanos de 2023 serão sediados na cidade de Santiago, no Chile, entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro. Essa será a edição mais tardia da história do evento, que precisou ser remarcado devido às condições climáticas extremas da capital chilena. Os Jogos deste ano terão a participação de 41 nações, totalizando 6906 atletas divididos entre as 39 modalidades.
A cidade de Santiago reformou as estruturas utilizadas nos Jogos Sul-Americanos de 2014 para receber o Pan-Americano. A maior parte das modalidades será disputada na capital, mas outros munícipios também sediarão o evento. É o caso de Concepción, Valparaíso, Cerrillos e O´Higgins. A Vila Pan-Americana, que começou a ser construída em 2021, ficará no Parque Bicentenário, na região de Cerrillos.
O Brasil, quarto maior medalhista da história, tenta superar a marca de 171 medalhas alcançada em Lima-2019, melhor desempenho da nação na história da competição.
Lista de esportes
As modalidades presentes nos Jogos Pan-Americanos de Santiago são: Atletismo, Badminton, Basquetebol (5×5 e 3×3), Beisebol (Beisebol e Softbol), Breaking, Boliche, Boxe, Canoagem (slalom e velocidade), Caratê, Ciclismo (BMX, BMX estilo livre, de estrada, de montanha e de pista), Escalada esportiva, Esgrima, Esportes aquáticos (Maratona, Natação, Natação artística, Polo Aquático e Saltos Ornamentais), Esqui aquático (esqui e wakeboard), Futebol, Ginástica (artística, rítmica e de trampolim), Golfe, Handebol, Hipismo (adestramento, concurso completo e saltos), Hóquei sobre grama, Judô, Levantamento de peso, Lutas (livre e greco-romana), Patinação sobre rodas (artística, de velocidade em linha e skate), Pelota basca, Pentatlo moderno, Raquetebol, Remo, Rúgbi, Surfe, Taekwondo, Tênis, Tênis de mesa, Tiro com arco, Tiro esportivo, Triatlo, Vela e Voleibol (quadra e praia).
Alguns esportes serão disputados ao longo de todos os dias, enquanto outros serão finalizados em um período menor. Veja o calendário completo no site oficial da competição.
Transmissão
O Canal Olímpico do Brasil fará a maior cobertura de sua história a partir de 20 de outubro. O streaming oficial do Comitê Olímpico do Brasil (COB) adquiriu os direitos de transmissão dos Jogos Pan-americanos Santiago 2023 e exibirá o maior evento multiesportivo das Américas de forma gratuita na internet. A produção será feita em parceria com a CazéTV, madrinha do Time Brasil, e também estará disponível no canal do Youtube do Time Brasil.