Grêmio

Pandemia e o futebol feminino: Como o Grêmio usa a criatividade para treinar em casa

Gurias Gremistas
Atletas do futebol feminino do Grêmio no jogo contra o Vitória. Foto: Fernando Alves/Grêmio

Com os campeonatos parados, os treinos cancelados e os pagamentos suspensos, hoje as profissionais do futebol feminino no Brasil estão se virando como podem. Os principais clubes brasileiros focam seus esforços em recuperação de prejuízos, mas o corte de salários se tornou prática comum. 

O futebol feminino do Grêmio, um dos principais do Brasil, não joga desde março, quando venceu em casa o Vitória, pela 5º rodada do Campeonato Brasileiro série A1. Atualmente, as atletas estão com contratos suspensos e salários reduzidos, entretanto, os treinamentos seguem de maneira remota.

Preparação planejada

A preparação para o retorno dos campeonatos é tratado com prioridade. Dentro do possível, às atletas do futebol feminino do Tricolor Gaúcho trabalham com foco total na retomada da atividades, que ainda segue sem previsão. O time utilizava às instalações do estádio Vieirão, em Gravataí região metropolitana de Porto Alegre, mas agora usa o que tem disponível em casa para não perder o ritmo.

Um dos exemplos é Sinara Vieira, volante do time, que segue casa os treinos orientados pela comissão técnica.

– Faço alguns treinos em casa, em um espaço que tenho. Outros faço em um espaço funcional de um amigo que me acompanha e passa treinos para mim durante a semana – declarou Sinara. 

Já a técnica do Grêmio, Patrícia Gusmão, segue com atenção redobrada para as jogadoras não perderem o ritmo. Os trabalhos estão sendo disponibilizados em uma cartilha de treinos diários com foco no futebol feminino. Entretanto, Patrícia conta com a ajuda da preparadora física Karla Loureiro e da fisioterapeuta Letícia Ribas, a equipe se reúne uma vez na semana com vídeo aulas. 

– Todas (as jogadoras) preenchem um formulário diário sobre possíveis dores musculares e sintomas de gripe. Além disso, a equipe teve duas videochamadas com uma psicóloga do clube, pois entendemos o quanto esse momento tem afetado o psicológico de todos nós, principalmente das atletas – disse a comandante gremista.

Quanto a parte tática, Patrícia se reúne com Yurinha (auxiliar técnico) e Eduardo Amorim (analista de desempenho), em chamada de vídeo com as meninas e analisam jogos passados e futuros adversários. 

Por último, a equipe técnica do futebol feminino criou um torneio interno, onde as atletas são divididas em pequenos grupos, e cada atividade concluída vale uma pontuação. Segundo Patrícia as atividades são uma forma de interação maior, que vem dando muito certo, mas não diminuem o foco da equipe.

Sem retorno

Os Campeonatos no futebol feminino seguem sem previsão de retorno. O Brasileirão, assim como o Gauchão seguem a espera de uma decisão das autoridades. Segundo a Federação Gaúcha de Futebol é necessário o aval dos órgãos públicos e sanitários. Enquanto o futebol não volta, as jogadoras seguem no esforço diário com a esperança de dias mais simples.

2 Comments

2 Comments

  1. Pingback: Futebol Feminino: Equipe do Grêmio retoma às atividades

  2. Pingback: Brasileirão Feminino: Gurias Gremistas retornam em 30 de agosto

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo