Palmeiras

Para largar bem o ano, Palmeiras e Flamengo fazem mais uma decisão de “parar o país”

Palmeiras x Flamengo
Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Palmeiras x Flamengo jogam, neste sábado (28), a primeira decisão de 2023 do calendário do futebol brasileiro, prometendo mais um jogo de “parar o país”. Os atuais campeões do Brasileirão e Copa do Brasil se enfrentam pelo título da Supercopa do Brasil, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

A partir das 16h30, haverá um tira-teima entre os rivais, já que será o sétimo duelo eliminatório da história. Com três vitórias para cada lado, quem erguer a taça agora passará à frente no retrospecto e ainda levará R$ 10 milhões aos cofres do clube – maior valor pago pela CBF na história do torneio.

Recentemente, a grande partida da história envolvendo as duas apaixonadas torcidas resultou em vitória e título da Libertadores ao Palmeiras, em 27 de novembro de 2021, em Montevidéu, Uruguai. De lá para cá, o Mengão venceu a última edição do torneio sul-americano e o Verdão abocanhou Campeonato Paulista, Recopa e Brasileirão.

Além da mencionada vitória, o Alviverde se sobressaiu nas quartas-de-final da Copa do Brasil 1999 e também na semi da Copa dos Campeões 2000 – depois ganha pelo próprio. Já o Rubro-Negro saiu vencedor na semifinal da Copa do Brasil 1997 e finais da Copa Mercosul 1999 e Supercopa do Brasil 2021.

Mercado fraco

Portanto, será a oportunidade do lado alviverde dar o troco no triunfo obtido há dois anos atrás, que tirou do clube um título que seria inédito. A derrota veio de forma dolorosa, depois de estar duas cobranças de pênalti à frente, após empate de 2 a 2 no tempo normal. A fim disso, o Palmeiras terá de superar as ausências dos titulares Danilo e Gustavo Scarpa, vendidos ao Nottinhgham Forest (ING).

As primeiras rodadas do estadual mostraram um time ainda dependente de ambos e com pouca criatividade e inspiração, tanto que em casa ainda não venceu e marcou gols. Para piorar, nenhuma contratação foi feita para 2023, o que deixa dúvidas nos torcedores quanto ao desempenho neste ano. Enquanto isso, o outro lado manteve a base do time e ainda trouxe um reforço de peso.

O Flamengo iniciou o Campeonato Carioca alternando o time profissional e o sub-20. Até o momento, o Rubro-Negro disputou cinco partidas, sendo três vitórias e dois empates. O técnico Vítor Pereira, recém-chegado, comandou a equipe somente nas goleadas de 4 a 1 sobre a Portuguesa-RJ, e na de 5 a 0 sobre o Nova Iguaçu, além do empate sem gols contra o Madureira.

Contratações

Em relação ao elenco campeão da Libertadores e Copa do Brasil, veio apenas um jogador, mas extremamente querido: Gerson. O “coringa”, como é conhecido, retornou ao Ninho do Urubu depois de dois anos no Olympique de Marselha (FRA) numa das transferências mais caras da história do futebol brasileiro, beirando os R$ 90 milhões.

+Globo define quem narra Supercopa do Brasil; confira

Ao mesmo tempo, o time da Gávea perdeu alguns atletas titulares do plantel de 2022, como o lateral-direito Rodinei e o volante João Gomes, negociados com o Olympiacos (GRE) e Wolverhampton, respectivamente. Diego Alves, ainda sem clube, e Diego, que se aposentou, também deixaram o Rubro-Negro. Porém, o retorno do Coringa serve para amenizar a saída do jovem João Gomes, grande ladrão de bolas rubro-negro.

Para saber tudo sobre o futebol brasileiro, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Único a participar das quatro edições da Supercopa, o Flamengo busca o inédito tricampeonato, tendo conquistado as edições de 2020, contra o Athletico, e a de 2021, sobre o próprio Verdão. O detalhe é que todas ocorreram exatamente no palco desta tarde, em Brasília.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo