Vasco

Pássaro afirma que o Vasco recorrerá ao STJD pedindo anulação da partida por ‘descalibragem’ do VAR

Foto; Reprodução/ Vasco TV

Em pronunciamento na noite deste domingo (14), o diretor-executivo de futebol do Vasco, Alexandre Pássaro, confirmou que o clube vai entrar com um pedido no STJD, em até 48h, pedindo a anulação da partida contra o Internacional. A alegação é a falha das linhas de impedimento do VAR que não estavam calibradas na checagem do gol de Rodrigo Dourado, que abriu o placar em São Januário.

Nesse pronunciamento, Pássaro destaca que o Departamento Jurídico do clube vai tomar as devidas providências no STJD:

– Nós vamos à CBF para pegar esse material assim que possível, e dentro de 48 horas, nosso Departamento Jurídico vai entrar com um pedido de anulação da partida no STJD. Para que dentro do SJTD, que é uma entidade séria e responsável, a gente possa apurar o que aconteceu. Independentemente se o gol estava impedido ou se não estava, o que não pode é mudar a regra do jogo e do VAR.

– Queremos entender, pois resposta não temos. Tentamos com o árbitro do jogo e ele disse ao Vanderlei que veria em casa se acertou ou errou. Tentamos falar com o fiscal da partida e pessoas da CBF, mas não conseguimos. Isso é uma coisa que não pode prosperar – disse o diretor

Nele, Alexandre Pássaro também ressaltou que foi pedido, antes da partida, que uma das câmeras da Vasco Tv fosse retirada. A alegação era que “poderiam ter uma imagem diferente do VAR”:

– A Vasco Tv fica sempre com uma câmera na lateral do campo e hoje foi pedido pelo pessoal do VAR, que ela fosse retirada dali. Sob o argumento que “a câmera poderia capitar alguma imagem, que depois, pudesse desmentir o VAR.”

-Resistimos, falamos com várias pessoas da CBF, não fomos atendidos e tivemos que tirar. Não soubemos o motivo disso. Provavelmente porque a CBF já sabia que a linha de impedimento estava descalibrada e pediram para retirar as câmeras que tivessem outras imagens – destacou.

Para o diretor-executivo do futebol vascaíno, a partida deveria ter sido paralisada já que o VAR apresentava problemas:

– Hoje, ao que nos parece, o que o juiz falou aos nossos atletas durante o jogo e o próprio Rodrigo Dourado explicou em entrevista, é que as linhas estavam descalibradas e permaneceu a decisão do campo. Ou tem o VAR para todo mundo ou não se tem.

– O que aconteceu hoje aqui é um absurdo. Se o VAR estivesse descalibrado, paralisasse a partida até que isso fosse checado. Como que a gente volta no tempo agora para definir o que aconteceu naquele lance? No caso foi o Vasco, mas poderia ter sido o Inter o prejudicado. Mas no fim, o prejudicado é o futebol brasileiro – ressaltou.

Confira o pronunciamento na íntegra:

“Eu vim aqui fazer um pronunciamento, novamente, sobre o que aconteceu a respeito da arbitragem. A gente vem extenuado, cansado e desacreditado sobre esse ponto. Quero separas as coisas. O que Rogério Cabloco, Walter Feldmann e Manuel Flores fizeram para entregar esse campeonato, e eu fui prova disso porque participei de todas as reuniões, é louvável. Pois não acreditavam que em um país dessa dimensão pudessem entregar o campeonato no meio de uma pandemia, como agora. Porém, temos um grande problema nesse campeonato, principalmente após a volta da paralisação, que é o VAR. O que aconteceu hoje é inadmissível.

A Vasco Tv fica sempre com uma câmera na lateral do campo e hoje foi pedido pelo pessoal do VAR, que ela fosse retirada dali. Sob o argumento que “a câmera poderia capitar alguma imagem, que depois, pudesse desmentir o VAR. Resistimos, falamos com várias pessoas da CBF, não fomos atendidos e tivemos que tirar. Não soubemos o motivo disso. Provavelmente porque a CBF já sabia que a linha de impedimento estava descalibrada e pediram para retirar as câmeras que tivessem outras imagens.

Ato seguinte: no meio do primeiro tempo acontece o lance do Rodrigo Dourado, que nas imagens que tivemos não temos certeza do impedimento. Em entrevista, (Leonardo) Gaciba disse que as linhas vieram para acabar com a injustiça no futebol, que elas eram perfeitas. Mas, no jogo entre Atlético-MG e São Paulo, as linhas erraram e a Comissão de Arbitragem divulgou as imagens apenas 30 ou 40 dias depois. Ou seja, mostrou que a linha era passível de falha.

Hoje, ao que nos parece, o que o juiz falou aos nossos atletas durante o jogo e o próprio Rodrigo Dourado explicou em entrevista, é que as linhas estavam descalibradas e permaneceu a decisão do campo. Ou tem o VAR para todo mundo ou não se tem. O que aconteceu hoje aqui é um absurdo. Se o VAR estivesse descalibrado, paralisasse a partida até que isso fosse checado. Como que a gente volta no tempo agora para definir o que aconteceu naquele lance? No caso foi o Vasco, mas poderia ter sido o Inter o prejudicado. Mas no fim, o prejudicado é o futebol brasileiro.

Nós vamos à CBF para pegar esse material assim que possível, e dentro de 48 horas, nosso Departamento Juridico vai entrar com um pedido de anulação da partida no STJD. Para que dentro do SJTD, que é uma entidade séria e responsável, a gente possa apurar o que aconteceu. Independentemente se o gol estava impedido ou se não estava, o que não pode é mudar a regra do jogo e do VAR. Queremos entender, pois resposta não temos. Tentamos com o árbitro do jogo e ele disse ao Vanderlei que veria em casa se acertou ou errou. Tentamos falar com o fiscal da partida e pessoas da Comissão de Arbitragem, mas não conseguimos. Isso é uma coisa que não pode prosperar.

A assessoria nos passou que toda a imprensa está dizendo a mesma coisa. Porque estão vendo o que está acontecendo. A imprensa está dizendo que “o Var é o pior ator do Campeonato Brasileiro”. Então registra-se o que vamos fazer e o que aconteceu previamente ao jogo, o pedido para retirar a câmera, e que ficamos muito decepcionados e entristecidos com tudo que está acontecendo. Esperamos que possa ser apurado da mesma forma que foi. Não depois do jogo, antes ou traçando uma linha agora. Nós vamos apurar, brigar e entender o que aconteceu. Não queremos os três pontos de hoje, mas sim a oportunidade de usar o VAR e de ter as linhas. E segundo o presidente da Comissão de Arbitragem, que essa ferramenta funcione como “a justiceira do futebol” e acabar com todas as injustiças.”

Vasco divulga nota oficial minutos depois do pronunciamento

Alguns minutos após a fala do diretor-executivo de futebol do Vasco, o clube se manifestou via nota oficial confirmando que entrará com um pedido de anulação da partida devido à descalibragem do VAR na partida.

“O Club de Regatas Vasco da Gama entrará com um pedido de anulação da partida contra o Internacional, neste domingo (14), em São Januário, válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol. Em ofício, assinado pelo presidente Jorge Salgado imediatamente após o término do confronto, e anexado à súmula do jogo, o Vasco afirma que o “VAR disfuncional não anula gol do Internacional em flagrante impedimento”.

O que presenciamos hoje em São Januário foi mais uma repetição do ultraje que tem sido a atuação da arbitragem da CBF em nossas partidas. Pediram para retirarem uma câmera da Vasco TV, ‘descalibraram’ a linha e ironizaram nosso treinador dizendo que avaliariam as imagens ‘de casa’. Já são 18 apitos contra o Vasco, em uma disparidade desrespeitosa em relação a qualquer outro time da competição. Estou acionando a CBF por telefone hoje para uma reunião esclarecedora. Vamos requerer na justiça desportiva a anulação desse jogo – declara Jorge Salgado.

O jurídico do Vasco já está reunindo todas as informações pertinentes para acionar o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e buscar os direitos do Clube”, diz a nota

Documento que foi anexado à súmula pelo Vasco . Foto: divulgação/ Vasco

Para saber tudo do Vasco, acompanhe o dia a dia do clube no site do Esporte News Mundo. Siga o ENM no FacebookTwitterInstagram e fique por dentro do que acontece no Gigante da Colina.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo