Esportes olímpicos

Inédito! Pódios das Olimpíadas serão constituídos de plásticos recicláveis

Photo courtesy of ©Tokyo 2020

Pela primeira vez, cerca de cem pódios das Olimpíadas e das Paraolimpíadas de Tóquio serão feitos de plástico reciclado. Sabe-se, que aproximadamente 45 toneladas de resíduos plásticos viraram matéria-prima para transformar em pódios. Ideia genial!

O planejado é implementar a proposta em outros eventos

O projeto é coordenado pelas empresas Procter & Gamble e TerraCycle, e teve início com instalações de caixas coletoras de plástico em mais de 2 mil pontos da rede de supermercados japonesa Aeon. Ainda tem o fato de muitos desses resíduos terem sido recolhidos dos oceanos, para complementar a coleta. Depois dos jogos olímpicos, os pódios serão reciclados e se tornarão embalagens de produtos da P&G.

O responsável pelo desenho e pelo desenvolvimento do pódio, é do designer Tokolo Asao, que também é o idealizador dos emblemas das Olimpíadas de Tóquio. Para a gestora de marketing da TerraCycle, Renata Ross, é que outros eventos pelo mundo afora possam adotar a ideia do pódio de plástico reciclado.

Importante frisar que o Japão é o segundo país no mundo que gera detritos plásticos per capita – atrás somente dos Estados Unidos.


Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo