A temporada de 2021 da Chapecoense lembrou em alguns aspectos a de 2019, ano da última participação da Chape na Série A. Em ambos os anos o futebol apresentado foi bem abaixo do esperado e acabou resultando no primeiro rebaixamento da equipe catarinense. Uma das semelhanças entre os dois anos foi o DM extremamente ocupado, em 2019 a Chape contou com 69 baixas clínicas e liderou o ranking naquele ano. Nesse ano, o Verdão do Oeste reduziu para 50 situações de lesão, porém seguiu liderando a lista.
Para saber tudo da Chapecoense, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook. E se inscreva no nosso YouTube.
Para aprofundar nesse problema do DM da Chapecoense vamos ver quem mais frequentou o departamento médico: os volantes Léo Gomes e Anderson Leite tiveram cinco passagens pelo DM nessa temporada. No caso de Léo Gomes as voltas constantes aos médicos eram devidas a problemas em ambas as coxas, que resultou em 20 partidas perdidas para o volante. Já Anderson perdeu 13 partidas com problemas na panturrilha e coxa.
Entre os 29 jogadores que frequentaram o DM da Chapecoense, o goleiro Tiepo foi o que perdeu mais jogos, por causa de uma ruptura no tendão patelar do joelho esquerdo. A séria lesão ocorreu no dia 13 de junho, na 3ª rodada do Brasileirão, o jovem goleiro de 23 anos segue em recuperação após realizar cirurgia. No total Tiepo perdeu 35 jogos, todas válidas pelo Brasileirão.
+ Apesar do rebaixamento, Busanello lidera Chapecoense em estatísticas e atrai olhares da Europa
Os casos médicos recorrentes na Chapecoense acabaram impactando os jogadores que mais disputaram partidas pela Chape na temporada, são eles: Matheus Ribeiro, Mike, Perotti, Busanello e Lima. Os cinco jogadores em algum momento passaram pelo DM do clube.
Atletas que mais jogaram pela Chapecoense nessa temporada:
- 1. Matheus Ribeiro – 51 jogos, 1 lesão, 18 dias fora, 3 jogos ausente
- 2. Mike – 49 jogos, 1 lesão, 16 dias fora, 4 jogos ausente
- 3. Busanello – 48 jogos, 1 lesão, 26 dias fora, 7 jogos ausente
- 4. Perotti – 45 jogos, 2 lesões, 50 dias fora, 10 jogos ausente
- 5. Lima – 42 jogos, 1 lesão, 6 dias fora, 2 jogos ausente
Vale lembrar o caso do goleiro Vagner. O atleta não vai a campo desde abril de 2019, passou por duas cirurgias no joelho direito, se recuperou e chegou a ir para o banco algumas vezes em junho de 2021. Porém voltou a sentir dores no mesmo joelho e precisou passar por um terceiro procedimento cirúrgico, que o afastou de outros 30 jogos da temporada.