Após a eliminação da Copa do Brasil pelo Cuiabá, o Botafogo somou a terceira eliminação seguida para uma equipe que não figura na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. A última vez que o Glorioso foi eliminado por um time que disputava a série A ocorreu em 2017, quando a equipe foi derrota pelo Flamengo nas semifinais.
Curiosamente, o Botafogo não conseguiu fazer mais do que um gol no jogo que o eliminou da competição. Veja o histórico.
2018
Nesta temporada, o Glorioso caiu logo na primeira rodada da Copa do Brasil para a Aparecidense-GO ao perder por 2×1. O Botafogo abriu o placar logo aos sete minutos do primeiro tempo com o atacante Rodrigo Pimpão. No entanto, com apenas três minutos do segundo tempo, Nonato empatou a partida e Gustavo Ramos virou para a Aparecidense aos 40 minutos.
À época, a Aparecidense disputava a série D do Campeonato Brasileiro e não conseguiu acesso à série C.
2019
Nesta temporada, o Glorioso caiu na terceira rodada da Copa do Brasil para o Juventude. O Botafogo passou pela Campinense na primeira rodada (2×0) e pelo próprio Cuiabá (3×0).
No entanto, o clube de General Severiano não foi páreo para o time do Rio Grande do Sul. No jogo de ida, no Rio de Janeiro, empate por 1×1, e, em Caxias do Sul, derrota por 2×1.
À época o Juventude disputava a série C do Campeonato Brasileiro e conseguiu acesso à série B.
2020
Nesta temporada, o Glorioso caiu na fase de quartas-de-final da Copa do Brasil para o Cuiabá. O Botafogo passou pelo Caxias na primeira rodada (1×1 – qualquer empate era vantagem da equipe carioca) e pelo Náutico na segunda rodada (1×1 – vitória nos pênaltis).
Na terceira fase, o alvinegro carioca passou pelo Paraná ao vencê-los por 1×0 no Rio de Janeiro e por 2×1 em Curitiba. Em seguida, encarou eliminou o Vasco na quarta fase. No clássico, vitória por 1×0 no jogo de ida e empate em 0x0 no jogo da volta.
Contudo, o clube de General Severiano não foi páreo para o Cuiabá. Derrota por 1×0 no Rio de Janeiro e empate por 0x0 no Mato Grosso eliminaram a equipe carioca.
O Cuiabá é o vice-líder da série B do Campeonato Brasileiro deste ano.