Botafogo

Péssima campanha no Nilton Santos afasta o Botafogo da vaga na Libertadores de 2023

Foto: Vitor Silva/Botafogo

Com o G8 aberto no Campeonato Brasileiro, a torcida do Botafogo ainda sonha com uma vaga na Pré-Libertadores, mas faltam apenas três jogos para o fim da competição e o caminho do Alvinegro não é simples. O Glorioso é o 11º colocado, com 47 pontos. O São Paulo, em 8º, soma 51. Restam dois confrontos diretos fora de casa, contra o Atlético-MG e o Athletico-PR, e um jogo em casa, diante do Santos.

Dentro dos objetivos iniciais traçados pela diretoria no começo da temporada para o primeiro ano de SAF, a campanha do Botafogo está acima das expectativas. A equipe de Luís Castro não tem mais risco de cair para a Série B e está a um ponto de garantir a vaga na Sul-Americana de 2023. Porém, o Fogão poderia ter alçado voos maiores no Brasileirão se não fosse o péssimo desempenho da equipe no Estádio Nilton Santos.

O Botafogo é o terceiro pior mandante do Campeonato Brasileiro, somente à frente de Ceará e Juventude. São cinco vitórias em 17 jogos. O Alvinegro não conseguiu vencer nenhuma equipe que está atualmente na zona de rebaixamento jogando em casa. Ganhou de Fortaleza, São Paulo, Athletico-PR, Coritiba e Red Bull Bragantino. Os pontos deixados no Nilton Santos contra times da parte de baixo da tabela fazem muita falta para o Bota brigar de fato na parte de cima.

A ida para a Libertadores neste momento depende do Botafogo conseguir vencer os três confrontos que restam no campeonato e do tropeço de algum concorrente direto pela vaga. Porém, se por um lado a campanha do time dentro de casa é fraca, jogando longe do Niltão é espetacular. O Alvinegro conseguiu vencer oito dos 17 jogos disputados. São apenas cinco derrotas fora de casa. Por conta disso, ainda existem esperanças de uma possível vaga no G8.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube.

Para alcançar a classificação, será necessário vencer diante da torcida no Nilton Santos, que foi o grande problema da equipe ao longo de toda a competição. O próximo confronto do Botafogo será contra o Altético-MG, no Mineirão, segunda-feira (7), às 20h. Se conseguir os três pontos, segue na briga pelo G8. Do contrário, está fora e, provavelmente, disputará a Sul-Americana no ano que vem.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo