Depois dos sucessivos erros que ocasionaram o trágico ano de 2023, o Flamengo começa a se movimentar com o objetivo de dar a volta por cima em 2024. Para isso, contratou Tite, ex-seleção, como trunfo do planejamento para a próxima temporada. O treinador foi anunciado na noite desta última segunda-feira, e inicia o trabalho no comando do Rubro-Negro nesta terça.
+ Flamengo anuncia a contratação do técnico Tite
+ Marcos Braz celebra acerto com o técnico Tite: ‘Flamengo está muito feliz’
Tite assinou contrato até dezembro de 2024 e será o décimo técnico da “Era Landim”, iniciada em janeiro de 2019. Desde então, nomes como Doménec Torrent, Paulo Sousa, Vítor Pereira e Jorge Sampaoli foram alvos de muitas críticas da torcida. Jorge Jesus, Rogério Ceni e Dorival Júnior, por outro lado, conseguiram levantar taças e carregam até hoje o carinho da maioria dos rubro-negros.
Abel Braga, primeiro técnico do mandato de Rodolfo Landim, e Renato Gaúcho, são os outros dois nomes que completam a lista, que agora terá Tite. O treinador de 62 anos chega ao Ninho do Urubu como a principal aposta da diretoria rubro-negra para a retomada dos títulos, que passaram longe da Gávea em 2023.
TITE É PEÇA-CHAVE NO TABULEIRO DO FLA
O treinador, que não pretendia comandar nenhum clube brasileiro em 2023, topou o convite do Flamengo para começar o trabalho já na atual temporada. Como mencionado antes, o objetivo do Rubro-Negro é ter Adenor como a figura responsável pela construção de um 2024 vitorioso desde agora. Os erros no planejamento no fim de 2022 deixaram marcas e hoje são usados como exemplos.
Tite participará ativamente do planejamento, que prevê a renovação ou não de atletas em fim de contrato, a identificação de carências no elenco e a escolha a dedo de reforços para a próxima janela de transferências. É evidente que existe a missão de classificar o Flamengo para a Libertadores ainda neste ano, mas a chegada precoce do técnico está muito mais relacionada ao futuro vitorioso almejado pelo Rubro-Negro.
+ SIGA O ESPORTE NEWS MUNDO NO INSTAGRAM, TWITTER, FACEBOOK E YOUTUBE.
Fechar a temporada de 2023 e iniciar a de 2024 com Tite é visto como fundamental pelo Fla. Diferentemente dos últimos anos, o clube não estará envolvido em competições como a Supercopa, Mundial e Recopa, que acontecem sempre no início da temporada. Por isso, o treinador terá um longo período nos primeiros meses para deixar a equipe tinindo já no primeiro semestre.
CURRÍCULO RECHEADO ALIMENTA ESPERANÇA POR TAÇAS
Adenor Bachi chega ao seu décimo quarto time na carreira. A passagem mais marcante, sem dúvidas, foi pelo Corinthians, onde foi multicampeão e é considerado, inclusive, um dos maiores treinadores da história do clube. A dupla Gre-Nal, o Atlético-MG e o Palmeiras são os outros três times da elite do futebol brasileiro que já contaram com o técnico no comando.
Tite iniciou sua trajetória como técnico aos 29 anos, no Guarany de Garibaldi, e além dos clubes já citados, passou também por: Caxias, Veranópolis, Ypiranga, Juventude, São Caetano, Al Ain e Al Whada, os dois últimos dos Emirados Árabes.
Seleção Brasileira, 13 clubes, 33 anos de trabalho e 16 títulos. Esse é o currículo de peso de Tite, que pode ser um símbolo de sucesso e hegemonia do Rubro-Negro durante os próximos anos. Veja abaixo a lista de taças conquistadas pelo treinador:
- Mundial de Clubes: 2012 (Corinthians)
- Copa América: 2019 (Brasil)
- Libertadores: 2012 (Corinthians)
- Copa Sul-Americana: 2008 (Inter)
- Recopa Sul-Americana: 2013 (Corinthians)
- Campeonato Brasileiro: 2011 e 2015 (Corinthians)
- Campeonato Emiradense: 2010 (Al-Wahda)
- Supercopa dos Emirados Árabes: 2011 (Al-Wahda)
- Campeonato Paulista: 2013 (Corinthians)
- Copa do Brasil: 2001 (Grêmio)
- Campeonato Gaúcho: 2000 (Caxias), 2001 (Grêmio) e 2009 (Inter)
- Campeonato Gaúcho A2: 1993 (Veranópolis)
Tite conhecerá as instalações do Ninho do Urubu durante a manhã desta terça, enquanto o elenco tem reapresentação marcada para a parte da tarde. O novo comandante terá exatos nove dias para preparar o time para o seu primeiro desafio, que acontece depois da Data Fifa, no dia 19, contra o Cruzeiro, no Mineirão.