Diante das brigas no clássico entre Flamengo e Vasco no último domingo em que deixou um torcedor morto, a Polícia Militar destacou que vai mudar planejamento para o jogo entre Flamengo e Fluminense, no Maracanã, nesta quarta-feira, para não ocorrer o mesmo erro diante do clássico das Multidões. No entanto, não deu mais informações sobre como vai ser feita essa mudança.
As torcidas organizadas de Flamengo e Vasco estão suspensas por 90 dias. Caso aconteça alguma confusão no entorno do estádio, a torcida do Fluminense também pode pegar esse gancho.
A Anatorg contestou a ação e logística da PM, criticando o planejamento de escolta e policiamento de regiões conhecidas de conflitos. Além disso, vai entrar com recurso.
A Young Flu, torcida organizada do Fluminense, pediu ao BEPE a escolta para a partida e que foi acatada pela PM. Não haverá para o lado Rubro-Negro por conta da suspensão.
Flamengo e Fluminense se enfrentam, nesta quarta-feira, às 21h10, no Maracanã. O jogo vale o título da Taça Guanabara.
VOLTA DAS ORGANIZADAS
Banidas dos estádios desde 2011 por força de um Termo de Ajustamento de Conduta, as torcidas Fúria Jovem (Botafogo), Raça Rubro-Negra e Torcida Jovem (Flamengo), Young Flu (Fluminense) e Força Jovem (Vasco) puderam voltar aos estádios este ano através de um novo termo com o Ministério Público e Forças de Segurança, que contou com a participação da Alerj (que fez um projeto de lei permitindo a chamada anistia).
O termo estabelece punições para agremiações envolvidas em novos atos de violência e que a PM seria responsável por ações de prevenção de violência nos estádios. O órgão da PM responsável por definir esse planejamento – e, na prática, a presença de determinadas organizadas – é o Grupamento Especial de Policiamente em Estádios (GEPE).