Campeonato Brasileiro - Série B

Ponte Preta é derrotada pelo Coritiba, que dispara na liderança da Série B

Crédito: Ricardo Zanoncini / Coritiba Foot Ball Club

A Ponte Preta não conseguiu confirmar o viés de reabilitação na Série B do Campeonato Brasileiro e foi derrotada pelo Coritiba, nesta terça-feira à noite, pelo placar de 2 a 0, no fechamento do primeiro turno, no Estádio Couto Pereira.

Os gols do Coxa Branca, líder isolado com 36 pontos, foram marcados por Val e Waguininho, um em cada tempo.

+ Ponte Preta avança em negociação de polivalente do Juventude; veja mais

Com resultado negativo e fim da série de duas vitórias consecutivas, Macaca estaciona em 19 pontos, provisoriamente fora da zona de rebaixamento, e aguarda conclusão da 19ª rodada para descobrir a real situação na tabela.

O JOGO

Escalada com trocas na lateral e no meio, Ponte Preta não sentiu o peso de desafiar o primeiro colocado no Couto Pereira e começou bem à vontade.

Com a bola no pé e jogadas de velocidade pelos lados, Macaca foi quem levou perigo pela primeira vez, em finalização perigosa de Rodrigão.

Foram necessários, porém, poucos minutos para todo ímpeto e empolgação alvinegros caírem por terra na capital.

Aos oito, Val, com liberdade na entrada da área, acertou chute com curva e matou Ivan. O goleiro demorou a definir o movimento técnico para espalmar a pelota e viu o Coxa Branca tirar o primeiro zero do placar.

Depois de ensaiar uma pressão em busca do segundo gol, time paranaense abaixou a intensidade e deu margem para crescimento da Ponte Preta.

Sempre nos contra-ataques pelas extremas, comandados de Gilson Kleina passaram a assustar Wilson, dono de defesa cara a cara com Moisés, o mais ativo em campo.

Mais organizada a partir dos 20 minutos, Macaca apostou na transição rápida para tentar surpreender o oponente, porém pecou pela ineficiência no último passe.

Os campineiros, com apenas 29% de posse de bola, encurtaram os espaços no meio-campo, melhoraram na marcação e também exploraram a bola parada pelo alto para arrancar o empate. Sem sucesso, porém, até o intervalo.

Valente após o descanso, Ponte Preta retornou bem e martelou em busca da igualdade, contudo sem contundência e pouca qualidade para furar as linhas.

A falta de poder de decisão, entretanto, teve alto preço. Com ataque de maior mobilidade em campo com entradas de Rafinha e Guilherme Azevedo, Coritiba aproveitou um erro de domínio de bola para matar a Nega Véia.

Em contra-ataque mortal, então principal arma alvinegra, puxada por Igor Paixão, Waguininho deslocou Ivan, na entrada da área, e ampliou o marcador.

Nocauteada pelo segundo gol alviverde, Ponte Preta, já com os pontos entregues e com fôlego reduzido, praticamente não assustou na reta final. Na prática, esteve mais perto de levar o terceiro a marcar o gol de honra na capital.

O QUE VEM POR AÍ?

Ponte Preta e Coritiba voltam a campo na abertura do returno da Série B do Campeonato Brasileiro no próximo final de semana.

De volta a Campinas, Macaca, em busca de reabilitação, mede forças com o Brusque, no domingo, 22 de agosto, no Estádio Moisés Lucarelli, a partir das 20h30.

Na sexta-feira, 20, Coxa Branca viaja até Florianópolis, onde desafia o Avaí, no Estádio da Ressacada, às 19h.

FICHA TÉCNICA: CORITIBA  2 x 0  PONTE PRETA

Coritiba: Wilson; Natanael, Henrique, Luciano Castán e Guilherme Biro; Willian Farias, Val e Robinho (Guilherme Azevedo); Igor Paixão (Igor), Waguininho e Léo Gamalho (Rafinha). Técnico: Gustavo Morínigo 

Ponte Preta: Ivan; Felipe Albuquerque (Kevin), Thiago Lopes, Cleylton e Rafael Santos; Marcos Júnior (Léo Naldi), Vini Locatelli e Fessin (Camilo); Niltinho (Iago), Moisés e Rodrigão (João Veras). Técnico: Gilson Kleina

Gols do Coritiba: Val (8’/1T) e Waguininho (24’/2T)

Cartões amarelos: Guilherme Biro (CTB) | Kevin (PON)

Árbitro: Paulo César Zanovelli (MG) 

Público e renda: portões fechados

Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira, em Curitiba (PR)

Siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo