A Ponte Preta não conseguiu embalar ficou no empate por 0 a 0 diante do Avaí, nesta terça-feira à noite, no Estádio Moisés Lucarellli, em duelo válido pela 10ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Com igualdade sem gols no Majestoso, Macaca, sem perder há cinco confrontos, salta a oito pontos, deixa, provisoriamente, zona de rebaixamento e assume 16º lugar, à espera dos resultados do final de semana para descobrir a real situação na tabela de classificação.
Leão da Ilha, por outro lado, chega a 12 tentos, agora na 10ª posição, sem conseguir se aproximar do G4.
O JOGO
O espetáculo proporcionado por Ponte Preta e Avaí, no primeiro tempo, esteve aquém das expectativas sob ponto de vista técnico.
Amarrado e com coleção de erro de passes nos dois lados, confronto foi marcado pela concentração das jogadas nas intermediárias e pouca mobilidade pelas beiradas.
Com dificuldade para organizar jogadas, Macaca se deu ao luxo de apostar nas ligações diretas entre defesa e ataque e muitas inversões de lado na construção das jogadas.
Também sem verticalidade, Leão da Ilha apostou no controle da pelota para tentar organizar-se ofensivamente, mas sem êxito. Prova disso é que o goleiro Ygor Vinhas, antes do intervalo, assistiu ao jogo de camarote e não foi exigido em nenhum momento.
Pobre em qualidade, clube campineiro viu André Luiz, parceiro de Dawhan, destoar tecnicamente: errou praticamente tudo o que tentou, o que prejudicou diretamente a produtividade do setor.
A baixa eficiência na frente também passou pela tímida participação e contribuição de Moisés, tido como principal protagonista do elenco na temporada e válvula de escape importante pelos lados.
As principais chegadas da Ponte Preta ao gol defendido por Glédson foram em três finalizações, sendo duas com Richard: uma de cabeça e em finalização de fora de área, defendida pelo arqueiro avaiano.
A reclamação ficou por conta do lado alvinegro, em penalidade ignorada pela arbitragem: Camilo saiu cara a cara com o goleiro, foi tocado e caiu, porém recebeu de presente um cartão amarelo por simulação.
Com outra postura em campo e mais conectada, Ponte Preta retornou ao segundo tempo superior em relação ao Avaí.
Com substituições no setor ofensivo – entradas de Renatinho e Thalles -, Macaca mudou de atitude e empilhou oportunidades claras de tirar o zero do marcador: em cabeçada de Fábio Sanches, após cobrança de escanteio, Thalles, cara a cara com Glédson, e Moisés.
Nos minutos finais, embora tivesse martelado e ensaiou uma pressão mais na base do abafa, Ponte Preta não conseguiu tirou o zero no placar e engatou quarto empate nos cinco últimos compromissos da Série B.
O QUE VEM POR AÍ?
Com fim da maratona de jogos, Ponte Preta e Avaí ganham respiro no calendário e só voltam a campo pela Série B do Campeonato Brasileiro no início da próxima semana.
Na próxima rodada, Macaca desafia o líder Náutico, no Estádio dos Aflitos, em Recife, na segunda-feira, 12 de julho, a partir das 20h.
Leão da Ilha, por sua vez, mede forças com o Confiança, na Ressacada, em Florianópolis, na terça-feira, 13, às 19h.
FICHA TÉCNICA: PONTE PRETA 0 x 0 AVAÍ
Ponte Preta: Ygor Vinhas; Kevin, Ednei, Fábio Sanches e Felipe Albuquerque; Dawhan, André Luiz (Vini Locatelli) e Camilo (Thalles); Richard (Renatinho), Moisés (Niltinho) e Rodrigão (João Veras). Técnico: Gilson Kleina
Avaí: Glédson, Edílson, Rafael Pereira (Betão), Fagner Alemão e Diego Renan; Bruno Silva, Wesley Soares (Jean Cléber) e Vinícius Leite (Renato); Copete (Valdívia), Jonathan (Getúlio) e Lourenço. Técnico: Claudinei Oliveira
Cartões amarelos: André Luiz e Camilo (PON) | Bruno Silva, Edílson, Getúlio e Jonathan (AVA)
Árbitro: Tiago Nascimento dos Santos
Público e renda: portões fechados
Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.