A Ponte Preta entrou em mais uma estatística durante a temporada 2023. Disputando a Série A2 do Campeonato Paulista, Copa do Brasil e agora a Série B do Campeonato Brasileiro, a Macaca é o 10º time com o maior número de jogos disputados no ano.
+ Para saber tudo sobre a Ponte Preta, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
Ao todo, foram 20 partidas pela A2, duas pela Copa do Brasil e três na Série B, totalizando 25 duelos em 97 dias. De 60 clubes que disputam uma das três divisões do Brasileirão, o time campineiro fica atrás apenas do CRB (32), CSA (29), Fortaleza (29), ABC (28), Sport (28), Bahia (26), Náutico (26), Goiás (28) e Flamengo (26).
A Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (FENAPAF) delimitou, em 2014, um limite de jogos a serem disputados de forma saudável. Na campanha deste, a Ponte atuou a cada 3,5 dias e chegou próximo a marca prevista.
Segundo um dos profissionais que encabeçam o Instituto de Terapia Aplicada da Ponte Preta, Fernando Toledo, além de lesões físicas, o excesso de jogos pode resultar em um desgaste emocional dos atletas, o que influencia na performance de cada um em campo.
— Este número enorme de partidas acaba criando desgaste físico natural e, uma situação ainda mais grave, provoca desgaste emocional de cada um. O atleta convive diariamente com pressão por resultados, estresse e desgaste por conta dos jogos. Chega uma hora que o organismo vai cobrar essa situação — afirmou.
Com mais tempo para descansar, a Ponte Preta entra em campo após sete dias, neste sábado (29). Enfrentando a Chapecoense, a Macaca busca a primeira vitória do campeonato.