Disputando a segunda fase da Copa do Brasil, a Ponte Preta enfrenta o Brasil de Pelotas-RS nesta terça-feira (7), às 20h (de Brasília), no Estádio Bento Freitas, em Pelotas (RS). Virando a chave da Série A2 do Campeonato Paulista, onde já garantiu a classificação, busca garantir vaga inédita na próxima rodada do torneio nacional.
A Ponte Preta já enfrentou times do Rio Grande do Sul três vezes na história da Copa do Brasil: Juventude, Sapucaiense e Novo Hamburgo, possuindo dois retrospectos positivos contra um negativo.
+ Para saber tudo sobre a Ponte Preta, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
Em 2002, o alvinegro enfrentou o Juventude, onde foi derrotado por 2 a 0. No Moisés Lucarelli, pelo jogo de volta, o time mandante venceu por 1 a 0, mas acabou eliminado pelo saldo de gols.
Em 2012, a história foi outra. Enfrentando a Sapucaiense, de Porto Alegre, o primeiro jogo foi um empate de 0 a 0. Em casa, o time pontepretano abriu 5 a 2 e conseguiu uma vaga na 2ª fase da competição.
Recentemente, em 2020, disputando contra o Novo Hamburgo, em jogo único, a Ponte Preta derrotou o adversário por 2 a 1.
Para aumentar o retrospecto positivo e levar a partida em busca de fazer história, Hélio dos Anjos tem uma carta na manga: o time principal descansado. Com a classificação às quartas de final da Série A2 garantida com antecedência, o técnico pôde descansar a equipe e rodar o elenco, evitando lesões e garantindo o reforço necessário para os dois campeonatos.
O psicológico da equipe também é um fator que poderá contribuir para a escrita acontecer. Em 2023, sofreu apenas uma derrota: contra o Grêmio Novorizontino. Embalado e confiante, o time pontepretano possui um ataque bem distribuído, diretamente responsável pela temporada que está sendo desempenhada.