Copa do Mundo - Qatar 2022

Portugal e Suíça se enfrentam em duelo marcado pelo equilíbrio

Divulgação/Twitter Portugal

Portugal e Suíça se enfrentam nesta terça-feira (6), pelas oitavas de final da Copa  do Mundo Qatar 2022, no Estádio Lusail. Os lusitanos se classificaram como líderes do Grupo H, enquanto os suiços passaram com o segundo lugar do Grupo G.

Apesar de classificarem em posições diferentes, as seleções fizeram campanhas parecidas no Mundial, até o momento. Portugal conseguiu a classificação com uma rodada de antecedência depois de vencer Gana e Uruguai, mas perdeu o último duelo do grupo para a Coreia do Sul, com gol no último minuto.

Já a Suíça, se classificou em segundo, mas fez os mesmos seis pontos do adversário das oitavas de final. Venceram Camarões e Sérvia e perderam somente para o Brasil, por 1 a 0 na segunda rodada. 

Portugal carrega as suas esperanças na dupla Bruno Fernandes, artilheiro da equipe na competição, e Cristiano Ronaldo, maior goleador da história da seleção. Já a Suíça confia, principalmente, na dupla de ataque, Embolo e Shaqiri.

Este é o primeiro confronto entre as seleções pela Copa do Mundo, mas o histórico de enfrentamentos é longo. Os dois últimos jogos entre as seleções aconteceram em 2022, pela Liga das Nações, com uma vitória para cada lado. Em Lisboa, os lusitanos golearam por 4 a 0, enquanto os suíços venceram por placar mínimo em Genebra. Ambos caíram no Grupo 2 da Liga A da competição, mas perderam a classificação para as semifinais para a Espanha.

De 1938 para cá, as seleções se enfrentaram vinte e cinco vezes, com onze vitórias para a Suíça, nove para Portugal e cinco empates.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo